A Loura e a Diaba – Harmonização de costelinha thai e Steenbrugge Blond

Eu e a Gabi Butcher combinamos de fotografar o prato que fiz para a harmonização de comida e cerveja da BierBoxx. O que não poderíamos imaginar era que a sessão de fotos viraria um delicioso encontro de amigos em volta da mesa!

O Celso da BierBoxx e  a Biti Averbach compareceram para palpitar e fazer um delivery chicoso! Drew foi convidado como especialista em pimenta, Bruno pela carioquice e experiência de copo e Rebequita para alegrar a trupe! Surpresa de ultima hora foi a visita da realeza: Dê Barros veio se aconchegar na Matilde e pegou a casa literalmente em festa.

E só poderia terminar em festa uma história que já começou bacana! Quando recebi o convite, adorei a idéia da BierBoxx sob a curadoria da Ana Franco de harmonizar comida e cerveja. Logo passei a matutar o que iria sair das panelas… de cara pensei em contrastes, frescor, pimenta e aromáticos… que sempre levam ao oriente e à pergunta: como se sairia um prato oriental multiaromático com cerveja? E que cerveja?

Uma coisa leva a outra e cerva chama mesa de bar… logo o prato deveria também ter a bossa e a versatilidade da comida de boteco… daí que descambei sem pudor nem piedade para o sabor e untuosidade de suculentas costelinhas de porco na ripa, para comer com as mãos e lamber os dedos! E o toque thai foi dado pelo curry verde em que as bichinhas foram marinadas.

Casal que divide o pão harmoniza a cerva!

Quando eu e o Má conversamos sobre a harmonização, optamos por seguir mesmo na linha dos contrates. Nosso plano gustativo levaria as pessoas primeiro à doçura da carne caramelizada, seguida pela pimenta potencializada pelo toque cítrico e de gengibre do curry. A deixa para cerveja, que comparece neste exato momento com o frescor na medida para conter o incêndio. O que queríamos mesmo saber ao final era o gosto que restaria na boca.

A escolha do Má não poderia ser mais perfeita: uma Steenbrugge Blond. Como o próprio nome diz, loura, deliciosa para o calor e encorpada com uma mistura sutil de herbal Bruges (gruit).

Como o curry foi feito bem à moda da casa thai (leia-se: sem nenhuma moderação na pimenta), foi divertido observar a diaba da capsaicina em ação, dando o alerta de incêndio ao cérebro, que se desmanchou todo em endorfina e se esbaldou no sabor leve e refrescante da loura.

A sensação foi de banho de mar no céu da boca e no finalzinho perfume leve de coco do açúcar de palma e um divertido e refrescante gengibre no topo da língua!

Ficou com vontade?

Costelinhas de porco no curry verde thailandês

Ingredientes

3 k de costelinhas, 3 xicaras de ervilhas tortas, 3 c. sopa de julienne de gengibre, 3 c. sobremesa nam pla*, 4 c. sopa de açucar de palma*.

Curry verde – 10 dedos de moça, 2 malaguetas verdes, 2 c. sopa talos de cebolinha verde, 2 dentes de alho, 1 c. sopa de gengibre em cubos, 2 folhas de lima kafir *, 2 c. sopa de talos de coentro, 1 c. sopa talos de capim limão, 1 c. sopa de manjericão, 1 c. chá de pasta de camarão*, 3 c. sopa de limão, raspas de 1 limão, 1 c. chá de sementes de coentro e 1 c. chá pimenta branca em grão –  Socar tudo no almofarriz até virar uma pasta homogênea. Marinar as costelinhas nesta pasta por pelo menos 2 horas.

Guarnição – folhas de majericão, hortelã, coentro, cebolinha verde e lâminas de pimenta dedo de moça – manter em água gelada até o momento de servir.

* Ingredientes thailandeses, encontrados em empórios orientais, em especial no Bairro da Liberdade, em São Paulo.

Faz assim, ó:

Dissolver o açucar de palma no nam pla.

Retire as costelinhas da marinada, remova o excesso. Reserve o remanescente.

Em uma panela de fundo grosso (de preferência de ferro esmaltada), previamente aquecida, doure as costelinhas em um fio de óleo de canola, 2 colheres de óleo de gergelim e uma colher da juliene de gengibre. Quando começarem a “pegar” no fundo da panela, formando uma rapa cor de caramelo, regue com duas colheres do nam pla com açucar de palma, espere reduzir e junte 1 copo americano de água.

Com a ajuda de uma pinça, aproveite a água e “limpe” o fundo da panela com os pedaços de costela, virando cada um. Espere que novamente “peguem” no fundo, regue com 1 colher do curry, o restante do nam pla com açúcar, mais um copo americano de água e assim sucessivamente, lenta e pacientemente. Sempre espere reduzir o liquido acrescentado para aproveitar a cor e o sabor da caramelização.

Quando as costelinhas estiverem macias, regue com uma última colher de curry, espere reduzir e então junte o restante da juliene de gengibre, as ervilhas tortas e salteie por 3 minutos. Finalize com uma porção generosa das ervas da guarnição.

Sirva com arroz thai jasmim, salada de manga com ervas aromáticas e molho Prik Nam Plaa (de peixe com malaguetas).

PS- Ficaram muito gostosas as costelinhas, mas as fotos da Gabi deixam tudo muito mais saboroso e com vontade de quero mais! :)

E ai, gostou?

Este post faz parte do especial Cerveja e Comida – Harmonização de Cerveja Especial, uma iniciativa Bierboxx e Botecagem com curadoria da chef Ana Franco (Cozinha de Ideias). Onde diversos blogs e sites oferecem dicas de harmonizações perfeitas de cervejas especiais, artesanais e importadas com o melhor da gastronomia e culinária toda semana. Acompanhe!

Quer outras sugestões?

  1. Harmonização de Colorado Indica e Ceviche Fusion.
    Por Ana Franco. No Blogbier.
  2. Harmonização de Guinness Draught e Costelinha Suína.
    Por Biso. No Botecagem.
  3. Brigadeiro e Cerveja Colorado Demoiselle.
    Por Ana Franco. No Gourmet Update.
  4. Dicas básicas de Harmonização da Abradeg.
    Por Equipe Agradeg. No Blogbier.
  5. A experiência e a memória gastronômica.
    Por Celso Bessa. No Post Its.
  6. Harmonização Fuller’s Honey Dew com Tartar Refrescante.
    Por Leandro Gonçalves. No Cozinha Pequena.
  7. Harmonização de Baden Baden 1999 e Azeitonas em Crosta de Parmesão.
    Por Ana Franco. No Cozinha de Ideias.
  8. Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmonização com Spaghetti com Frutos do Mar.
    Por Maria Capai, no blog Diga, Maria!
  9. A Loura e a Diaba – Harmonização Costelinha Thai e Steenbrugge Blond.
    Por Letícia Massula, na Cozinha da Matilde.
  10. Tagliatelle ao Camarão & alho negro com Petra Aurum. Por Vitor Hugo, no Prato Fundo.