Acompanhamentos para carne: cebola roxa na laranja e tomates na frigideira

E para equilibrar o mesão que fizemos, optamos por acompanhamentos leves e delicados, nada que ofuscasse as carnes, vedetes da noite!

Pensando nisso, fiz tomates em rama “assados” na frigideira e pétalas de cebola roxa cozidas na laranja – meu preparo mais queridinho e repetido dos últimos tempos!

Tanto um como outro coringas, acompanham bem praticamente todas as carnes, já servi com peixes, aves, cordeiro, porco e sempre casaram muito bem! E prá melhorar, são super simples de fazer e rápidos, pá-pum e você tem um super acompanhamento.

As fotos deste post aqui, são do Luis Simione que fotografou todo o mesão e as carnes.

Seguem as receitas:

Tomates “assados” na frigideira

Ingredientes – 4 porções

  • 1 rama de tomates com pelo menos 4 tomates – também pode ser feito com tomates fora da rama, mas perde muito do charme e fofurismo do preparo, né mesmo?
  • 1 ramo de orégano fresco
  • 1 dente de alho amassado com casca
  • azeite e flor de sal à gosto

Modo de fazer

Em uma frigideira antiaderente de fundo grosso disponha os tomates e o dente de alho regados com um fio de azeite. Leve ao fogo alto até que a frigideira aqueça e então abaixe o fogo para que os tomates cozinhem lentamente.

Quando a pele dos tomates se romper acrescente o orégano fresco e suba novamente o fogo até que a polpa em contato com a chapa caramelize e chegue a um tom marrom escuro avermelhado. Retire do fogo, salpique com flor de sal e pimenta moída na hora. Sirva ainda quente.

Além de acompanhar carnes, estes tomates também ficam perfeitos acompanhados de verdes variados e lascas de pecorino!

 

Eu estou apaixonada por essas cebolas roxas caramelizadas na laranja. Fiz por acaso (coisas da minha mania de colocar laranja em tudo) para acompanhar um pernil de cordeiro e gostei tanto, mas tanto que não paro de fazer. Ficam deliciosas, adocicadas mas ainda assim com a picância da cebola, instigam o paladar e casam com quase tudo.

Isso sem falar na textura delicada e na cor, que acho linda, parece um tie-dye comestível. Já até falei prá Bia Perotti que precisa entrar em algum editorial de moda e comida que fizermos lá pro Achados da Bia!

Ingredientes – 4 porções

  • 5 cebolas roxas pequenas partidas em 4 e depois despetaladas
  • suco de 2 laranjas
  • sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de fazer

Leve as cebolas ao fogo baixo com o suco de laranja e uma pitada de sal. Deixe cozinhar até reduzir quase todo o suco, que se transformará em um caramelo leve, envolvendo as pétalas de cebola.

Retire do fogo, ajuste o sal e polvilhe com pimenta moída na hora.

Gostou dessas receitas? No Sem Medida da Larissa tem mais dois acompanhamentos muito bacanas que fizemos pro mesmo mesão de carnes!

PS- O post de hoje não tem harmonização vez que é parte do mesão da semana passada, vale a mesma harmonização! ;)