Berinjela oriental com amendoim

Essa receita de berinjela frita além de deliciosa, é muito versátil. Todos os itens da receita são coringas, a berinjela, a redução e a farofinha de amendoim. Pra usar e abusar em outros preparos!

receita

ingredientes

  • 4 berinjelas cortadas em cubos grandes
  • 1 colher (sobremesa de sal)
  • óleo pra fritura (cerca de 500 ml)
  • 2 colheres (sopa) de redução de shoyu
  • 1/2 xícara (chá) de amendoim
  • 2 pimentas malaguetas secas ou 1 colher de pimenta calabresa seca (se vc gosta menos picante)
  • 10 pimentas de seichuan (opcional)
  • cebolinha e coentro para finalizar

Faz assim ó:

Polvilhe os cubos de berinjela com o sal, misture bem e deixe desidratar em uma peneira por pelo menos duas horas. Aí aperte os cubos com a mão pra tirar o excesso de líquido, seque-os com papel toalha e frite em óleo quente.

É fritura por imersão, ou seja, muito óleo, a berinjela deve ficar mergulhada no óleo. Escorra e reserve.

Frita dessa maneira, essa berinjela pode ser usada em inúmeros pratos, eu gosto com salada, com massa junto com molho de tomate (famosa massa a lá Norma), e com ela eu faço a berinjela picante chinesa, que ensino outro dia aqui.

Faça uma redução de shoyu. É fácil de fazer e vale ter sempre uma bisnaga dele na geladeira, vai bem com um monte de coisas. Vc vai ferver junto 1 xic. de shoyu com 2 colheres de açúcar, vai deixar reduzir em ponto de calda. Dica: faça em uma panela tipo wok ou frigideira, larga, rasa, assim reduz bem mais rápido, gasta menos gás. E eu sugiro já fazer uma quantidade boa pra guardar.

Aí vem o segredinho de sabor que eu não vivo mais sem, a misturinha de amendoim com pimentas. Vai bem com tudo: saladas, massas, vegetais, carnes. Pensa em uma delicia!

No pilão ou no processador, macere pimenta seca (eu usei malagueta) + pimenta preta e quem tiver acesso pimenta de seichuan, que tem um toque ácido delicioso. Junte amendoim torrado sem pele e macere junto, junte uma pitada de sal e está pronto. Essa farofinha é um primor!

Aí coloca a berinjela frita em uma travessa, rega com a redução de shoyu + a farofinha de amendoim e finalize tudo com cebolinha verde e se for do seu gosto, coentro!

Se gostou compartilha, se fizer passa me contar o que achou!

Bom apetite! 😘