Brastemp – Churrasco de frutos do mar

A gente bate no peito e se orgulha de como sabe fazer um churrasquinho como ninguém. Afinal, um pouquinho de carvão, bebida gelada e amigos animados são o suficiente para deixar qualquer picanha mais saborosa. O que você não sabia é que essa mesma cena se repete no mundo todo, do Equador a Cingapura, do Vietnã à Austrália, o que muda são só os ingredientes e os métodos de preparo. Mas de longe você bateria o olho e diria com gosto que reconhece um churrasquinho mesmo a milhares de quilômetros de casa, independentemente da variedade de carnes ou vegetais que estiverem dourando na grelha. Que a linguiça e a picanha nos perdoem, mas hoje vamos sair do óbvio e nos esbaldar com um churrasco de frutos do mar.

Sugestão do mês:

Churrasco de frutos do mar com ervas do jardim (para 4 pessoas)

O que precisa?
4 ostras
6 lagostins
½ kg de vôngoles na casca
8 mariscos na casca
8 camarões médios
4 lulas pequenas
4 vieiras

Marinada
3 colheres (sopa) de folhas de salsa inteiras
2 colheres (sopa) de talos de capim-limão finamente fatiados
2 colheres (sopa) de folhas de tomilho limão
1 colher (sopa) de folhas de hortelã finamente fatiadas
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes finamente fatiadas
5 colheres de azeite extravirgem
Raspas de 1 tangerina
Raspas de 2 limões taiti
Suco de 1/2 limão taiti
Sal e pimenta-do-reino a gosto

E o que eu faço com tudo isso?

Marinada
Em um recipiente grande, junte todos os ingredientes da marinada, ajuste o sal e a pimenta. Reserve.

Churrasco
Acomode os frutos do mar sobre a grade e vá virando-os e tirando da grelha conforme cheguem ao ponto – as conchas se abrirão quando estiverem prontas, os camarões, lagostins e lulas mudarão de cor e em geral ficam prontos em três minutos.
Da grelha leve-os direto para a vasilha com a marinada, misture delicadamente e sirva-os imediatamente. Ficam perfeitos com pão fresquinho!

Para variar
Não tem churrasqueira? Se você mora em casa ou mesmo em apartamento e não tem medo de que os vizinhos chamem os bombeiros, pode improvisar – até chef de TV já fez dessas. Com um pouco de espaço, você pode dar um show para os convivas, fazendo o seguinte: use uma assadeira de metal funda e nela coloque o carvão, espere até que as brasas se formem e então coloque sobre ela a grade do seu forno. Pronto, você tem uma churrasqueira para grelhar os frutos do mar ou qualquer outro tipo de carne.

Para impressionar
O vinagrete está para o churrasco assim como o limão está para a caipirinha. E você não iria deixar faltar logo ele, não é mesmo?! Como o negócio aqui é sair do óbvio, você vai deixar os amigos de queixo caído com esta variação: pique cebola roxa, cheiro-verde, pimenta dedo-de-moça e, no lugar do tomate, use abacaxi, manga ou pêssego. Para temperar, substitua o vinagre pelo limão e finalize com azeite, sal e pimenta-do-reino. Não ficou assiiim… uma Brastemp?!

Para se dar bem
A magia do churrasco é que o aroma que toma conta do ambiente é um aperitivo do que vem pela frente. Para dar um upgrade nessa fumaça perfumada que deixa o ar impregnado, jogue algumas ervas frescas aromáticas, como alecrim, louro e tomilho, no carvão um pouco antes de colocar as carnes ou os frutos do mar na grelha. Primeiro você ganha os convidados pelo olfato, depois pelo paladar: o churrasco vai ficar com o gostinho das ervas.

E para beber??
Em ocasiões como essa, a bebida divide com a comida a responsabilidade de o evento ser um sucesso. Ou você nunca foi a um churrasco em que a cerveja estava quente e a caipirinha aguada? É tudo o que fica na memória, mesmo que a picanha estivesse derretendo de tão macia. Se você quer continuar nessa boa maré, aproveite que trocou a carne pelo camarão e sirva um delicioso clericot, uma sangria deliciosa de vinho branco. É leve, refrescante e combina que é uma maravilha com os frutos do mar.

O que precisa?
1 garrafa de vinho branco seco
1 pau de canela
3 cravos-da-índia
2 colheres (sopa) de açúcar
4 rodelas de laranja
½ xícara de abacaxi cortado em cubinhos
½ xícara de pêssego em calda em cubinhos
½ xícara de maçã gala cortada em cubinhos

E o que eu faço com tudo isso?
Misture tudo e deixe na geladeira por 30 minutos para que os sabores se misturem. Na hora de servir, adicione gelo!

Bônus: Farofa de pão italiano e limão-siciliano (rende 2 porções)

O que precisa?
2 xícaras (chá) de pão italiano amanhecido esmigalhado com as mãos
1 dente de alho fatiado finamente
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes fatiada
½ limão-siciliano fatiado finamente
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de folhas de tomilho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

E o que eu faço com tudo isso?
Aqueça uma frigideira antiaderente, unte levemente com azeite e doure as fatias de limão (um minuto de cada lado). Reserve. Na mesma frigideira, doure o alho no restante do azeite, junte o pão até que fique crocante, mexendo sempre. Junte, então, o tomilho, a pimenta e os limões grelhados. Está pronto para servir.

Consultoria: Letícia Massula, cozinhadamatilde.blogspot.com