Causa de Camarões – bolinho peruano de batata recheado

O nome pode soar bem estranho, mas o prato eu garanto, é uma delícia!!! Com vocês a Causa de Camarões, um dos pratos mais tradicionais do Perú!

Brastemp apresenta

Receitas que vão muito além da comida

Você pensa logo em tex-mex quando o assunto é comida latina? Bem, sem menosprezar tacos e burritos, nem precisamos ir tão longe para encontrar um exemplar cheio de frescor, de sutileza, de ingredientes tão inusitados e pratos surpreendentes. Fomos logo ali, na casa do vizinho, onde nasce o Rio Amazonas – isso mesmo, a gente divide o Amazonas com os gringos –, para mostrar com quantas colheres se faz cozinha latino-americana de primeiríssima qualidade e batemos na porta do Peru. É isso, essa é do Peru!

Sugestão do mês:

Causa recheada com camarão (rende 1 porção)

O que precisa?

1 batata média cozida e amassada
6 camarões médios branqueados
1 ovo
1 colher (sopa) de suco de limão
1 pimenta-cumari amarela
1 colher (sopa) de cebola roxa cortada em cubos
1 colher (chá) de coentro
½ pimenta dedo-de-moça em lâminas
Azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto

E o que eu faço com tudo isso?

Massa
Amasse a pimenta-cumari com limão e uma colher de azeite, incorpore a batata amassada, até que a massa fique homogênea.

Maionese
Bata o ovo no liquidificador e acrescente azeite em fio até que adquira a consistência de maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Recheio
Fatie cinco camarões (reserve um), misture com a maionese, a cebola roxa e o coentro.

Montagem
Com a ajuda de um aro de inox, faça uma camada da massa de batata, uma camada de recheio e sobre ela outra camada de batata. Enfeite com o camarão reservado, pimenta dedo-de-moça, pimenta-preta moída e folhas de coentro.

Para variar
Se quando você ouve falar em Peru sua boca saliva só de pensar em ceviche, nós assinamos embaixo da escolha. Mas, para sair do óbvio e não deixar os convidados com gosto de déjà vu, saiba que cada país da América Latina come o ceviche como bem entende. No Chile, o peixe é marinado com limão e suco de uva, servido com fatias finas de alho e pimenta, mais hortelã e coentro. No México, é servido em taças com folhas de alface e biscoitos crocantes, ou até mesmo como recheio dos famosos tacos.

Para comentar
Acredite se quiser, mas até meados do século 20 os peruanos não tinham o hábito de comer peixe. Logo eles, com aquele marzão – o Oceano Pacífico – ali ao lado oferecendo do bom e do melhor em termos de frutos do mar. Sabe aquele velho ditado de que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Pois é… Tiveram que aparecer uns imigrantes japoneses em Lima e em outras cidades da costa para mostrar que o mar dali estava, sim, para peixe. Resumo da história: os japoneses entraram com o ingrediente principal e os peruanos com o tempero – na tradição inca, o sabor ácido das frutas já era misturado com cebola e pimenta para dar gosto às carnes. É aquela coisa: quando um chega com a fome e o outro com a vontade de comer, o resultado só pode ser assiiim… uma Brastemp!!

Para se dar bem
Quando convidar os amigos, diga de cara para eles se prepararem para uma verdadeira experiência multicultural. A recém-descoberta gastronomia peruana faz tanto sucesso porque é fusion por natureza. Isso graças ao caldeirão de culturas que deu origem a essa cozinha que vem se tornando cada vez mais badalada. Colocaram na mesma panela as influências da civilização inca, das colônias chinesas e japonesas e da colonização espanhola. Chefs de cozinha do Peru estão ganhando o mundo, fazendo releituras de comidas tradicionais, adicionando o toque de haute cuisine que faltava. E você, está surfando nessa mesma onda de contemporaneidade?

E para beber?
Você já provou o ceviche com o pisco*? Então está na hora de mudar o repertório. Uma bebida para lá de tradicional no Peru é a chicha morada, feita com milho roxo – e considerada sagrada pelos incas. Ela é fervida com cravo, canela e abacaxi. Leve, refrescante, é o par perfeito para a causa com camarões. Está difícil encontrar a chicha? Tente em empórios e lojas de importados.

* Receita do piscosour

O que precisa? (1 dose)
2 doses de pisco?
3 doses de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
1/4 de unidade(s) de clara de ovo?quanto baste de gelo (?????)

O que eu faço com tudo isso?
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata com gelo, com pouca velocidade. Ao servir, o copo deve ter 1/4 de espuma.

Consultoria: Letícia Massula, cozinhadamatilde.blogspot.com
Foto: Cleiby Trevisan