Corte: laranja em gomos sem película

Eu adoro este corte de laranja, acho lindo e é um ótimo exercício para melhorar a destreza com a faca. Os gominhos limpinhos ficam muito elegantes e dão um toque bacanudo à qualquer preparo.

Laranja corte (Luis Simione para Cozinha da Matilde)

O Vitor Hugo do blog Prato Fundo já fez um vídeo ensinando essa técnica e chama de laranja supreme. Faz tempo que eu queria mostrar esse corte em um post… aí aproveitei que o Luis Simione estava aqui para fotografar um trabalho que fizemos juntos, e pedi a ele a gentileza de fotografar o passo a passo para mim.

Para fazer esse corte é necessária uma certa aptidão com a faca, mas não é nada excepcional. Se as primeiras não ficarem boas, garanto que lá pela quarta laranja o resultado fica perfeito!

Como sempre, faca afiada é alma do negócio. Como este corte exige precisão, um bom resultado só virá de uma boa faca. Vamos lá?

Corte de Laranja em gomos ou Laranja Supreme

 

 

Comece cortando as extremidades da laranja (uma tampa em cima e outra embaixo).

Coloque a laranja em pé (os cortes das extremidades ajudam no apoio) e comece a retirar a casca no sentido do comprimento, até que toda a laranja esteja descascada.

Segure a laranja nas mãos com delicadeza (cuidado para não apertar e transformá-la em suco). Você vai perceber que existe uma película separando os gomos, como uma linha fina.

O corte tem que ser o mais rente possível da película, para o lado de dentro, de maneira a retirar os gomos limpos e deixar apenas a película ainda presa à laranja.

Repita o processo até ficar apenas com o miolo da laranja e as películas dos gomos ainda presas a ele.

Os resultados são seus  amig@s de boca aberta e gomos de laranja limpinhos e prontos para serem usados em saladas, sobremesas ou qualquer guarnição.

Use e abuse da laranja supreme.

Em tempo

Para o aproveitamento integral da laranja, duas dicas: 1- Esprema o miolo e use o suco para fazer a emulsão da salada ou use o suco na marinada de assados! 2- Antes de começar o corte retire as raspas da casca com um zéster e misture com açúcar  e voilá: fez-se açúcar de laranja! ;)