Cozinhar é preciso: duas maneiras de limpar camarão

Pode me chamar de doida, mas adoro limpar camarão! Quase entro em transe com o trabalho repetitivo e minucioso, esvazio a cabeça das caraminholas enquanto deixo os danados limpinhos. As vezes dou várias voltas ao mundo à bordo de 2k de camarões. E se tenho um problema para resolver, ao fim de uma bacia estou com a solução ou pelo menos com a alma mais leve. É claro que quando tenho um evento grande, já compro limpo na peixaria. Mas se tenho tempo disponível, é uma tarefa que adoro, no melhor estilo “karma yoga” como diria o Beto André! Recomendo!

E há muito tempo que eu queria fazer um post aqui ensinando duas maneiras de limpar camarão. A primeira, batizada pelo Hugo, do Rei do Camarão, de “bikini”, é aquela em que a gente retira as vísceras e a casca e deixa apenas o rabinho para fazer charme. A segunda, que o Hugo chama de “paulista” a gente mantém a casca (eu adoro comer a casca) mas também retira as vísceras.

Eis que tive uma sessão com o Luis Simione, e aproveitei para pedir a ele que fotografasse esse passo a passo aqui mostrando as duas maneiras. Como sempre, adorei o resultado, puro luxo ter fotos do “Louis” para ilustrar um post assim.

Bora limpar camarão?

técnica de cozinha

Como limpar camarões nos estilos “bikini” e “paulista”

Um pouco de paciência e tempo disponível é o que basta para ter camarão limpinho. Coloque uma boa música (veja a harmonização especial de hoje), esvazie a cachola e mãos à obra. Desanime não, pense nos camarões prontos, perfumados e suculentos chamando seu nome… hummmmm…

1- Camarão limpo “bikini” – sem casca, sem vísceras e apenas com o rabinho (para dar charme)

passo-a-passo-como-limpar-camarao-deixando-apenas-o-rabinho-(luis simione-para-cozinha-da-matilde)

2- Camarão limpo “paulista”- com a casca mas sem visceras – para quem, como eu, não resiste à textura da casca

passo-a-passo-limpando-camaroes-mantendo-a-casca-e-tirando-as-visceras-(luis-simione-para-cozinha-da-matilde)

Harmoniza com…

Hoje a harmonização é só da Marina, já que, “se for usar faca afiada, melhor não beber”. Mas em compensação é especial, lançamento do Tumblr dela, o Música do Dia, para acessar e sair dançando todo dia! ;)

para ouvir

por
marina novaes

Eu adoro fazer um trabalho braçal, ou repetitivo como carimbar, descascar batatas, colocar folhas de uma apostila em ordem, ou mesmo limpar camarões.

Coloco um som bem alto e fico lá, pensando na vida, tipo terapia.

Para embalar esta limpeza dos crustáceos, minha indicação é uma autopropaganda e lançamento do meu tumblr “Música do dia”.

Uma músiquinha por dia, todo dia, nova, velha, sentimental ou referencial.  Aqui ó: Marinissimas.