Deu no Diário de Pernambuco

Gastronomia // Cozinhas virtuais

A culinária invadiu a internet e, além de revelar talentos, oferece um incrível acervo de informações e receitas através dos blogs
Mariana Lôbo // marianalobo.pe@diariosassociados.com.br

Houve uma época em que as atividades gastronômicas se restringiam às “alcovas culinárias” e o registro dos experimentos era feito em cadernos de receitas, guardados a sete chaves e só passados gerações adiante. Hoje, quem diria, no rol de blogs sobre os mais variados assuntos, os que comportam os sabores gastronômicos têm ganhado destaque especial. São verdadeiras cozinhas virtuais, que democratizam pratos e seus ingredientes e fazem a cabeça de quem acompanha e de quem posta diariamente escritos e belas imagens sobre as mais variadas combinações.

O interesse da carioca radicada na Califórnia (Estados Unidos) Fernanda (Fer) Guimarães Rosa pela cozinha saudável a fez criar, há quatro anos, o blog Chucrute com salsicha. Sem formação na área de gastronomia e baseada na intuição, durante seu tempo livre, Fer, que atua como web developer na Universidade da Califórnia, experimenta receitas naturebas em casa. “Quando eu vejo certos ingredientes no mercado ou recebo algo diferente na minha cesta orgânica, dou a largada para busca por ideias”, explicou.

A cozinha de Fernanda é sazonal, ou seja, acompanha os grãos, legumes e frutas da estação. Através do blog, tais tendências podem ser apreciadas em pratos bem apresentados e devidamente servidos com louças, talheres e toalha apropriados. “Garanto pelo menos um sorriso aos que visitam o meu blog, porque o que eles vão encontrar lá não são apenas receitas, mas histórias divertidas e imagens interessantes”, comentou Fernanda, que também disponibiliza ao leitor um glosário de ingredientes com dicas de substituição para a realidade brasileira.

Experimental – Descobrir novos sabores e postar receitas apetitosas também virou a especialidade da nutricionista Neide Rigo, que trabalha com cozinha experimental, receitas para receituários e cálculo para fatores nutricionais, além de escrever sobre ingredientes (ela é colaboradora da revista Caras). “O blog (Come-se) foi uma extensão do que eu já fazia e não publicava. É quase um retrato do meu dia-a-dia, relacionado às coisas de comer”, explicou.

A predileção de Neide é por alimentos esquecidos, uma comida mais popular “da roça, que não é tão valorizada”. “Eu procuro mostrar ingredientes negligenciados e produtos comestíveis que muita gente desconhece”, destacou. Quem visita o Come-se encontra, além de uma gastronomia com peculiaridades regionais traduzidas tanto nos ingredientes quanto no preparo, uma pequena mostra do interesse de Neide em situar a botânica, a agronomia e tudo o que interfere na comida, do cultivo até a panela.

Matilde – Letícia Massula, mineira radicada em São Paulo, é uma advogada que virou cozinheira profissional e hoje mantém em sua casa, na Vila Madalena, um espaço de recepções. Na sua Cozinha da Matilde, que também virou blog, ela dá aula de culinária, recebe grupos interessados em experimentar novos sabores, produz festinhas e jantares temáticos, como o Jantar no Escuro, onde o freguês é vendado e tem seus sentidos aguçados durante a refeição.

Ao longo dos dois anos em que atua como cozinheira, como se autodenomina, Letícia democratiza suas receitas na web. São pratos elaborados por ela, fruto de muita pesquisa, como a da Perdiz recheada e arroz selvagem, que o Diario em Revista traz para encorajar o leitor mais destemido a prepará-lo em sua cozinha.

“Quem pega uma receita minha não corre o risco de levar gato por lebre. Eu quero que as pessoas executem e tenham um ótimo resultado. Não escondo o jogo”, garante Letícia. Por isso, em seus comentários na web, todos os ingredientes estão listados junto às receitas. Ainda explica como executá-los da melhor maneira, sugere bebidas que podem ser consumidas enquanto se prepara a refeição e músicas interessantes para ouvir.

Vale a pena uma visita!

Chucrute com salsicha – http://www.chucrutecomsalsicha.com/
Come-se – http://come-se.blogspot.com/
Cozinha da Matilde – http://cozinhadamatilde.com.br/
Basilico – http://basilico.uol.com.br/
Cuecas na cozinha – http://www.cuecasnacozinha.com/
Ardeu a padaria – http://ardeu-padaria.blogspot.com/
Cozinha Turca – http://cozinhaturca.blogspot.com/