Falando para o mundo: Sopa de aborinha com chancliche – para Achados da Bia

E me dei conta dia desses de quanta receita andei publicando aqui e acolá em diversos veículos, a pedido de amigos, em colunas como a que tenho no Achados da Bia, no programa Trivial Perfeito que agora apresento no UOL, tanta coisa bacana, mas que eu nunca publiquei por aqui… aí, quando alguém me pede uma receita, eu sei que já fiz, mas demora a lembrar para onde, quando, etc… o ideal é que tudo estivesse disponível aqui na cozinha também, não é mesmo?

Pensando nisso, decidi juntar todo esse material em uma nova categoria: Matilde falando para o mundo – com o que fizemos por aí!

E pra começar, uma delicia de sopinha que fiz pro Achados da Bia, na medida pro friozinho de hoje, super fácil de fazer!

receita

sopa-de-abobrinha-com-chancliche-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Como já disse adoro essa sopinha aqui, é fácil de fazer, cheia de bossasaborcalor e, pra quem se preocupa com isso, quase sem calorias. A textura fica aveludada e o sabor muito delicado.

O charme fica por conta do versátil chancliche (ou ariche), um queijo árabe delicioso, que vai bem com quase tudo e que a gente encontra em empórios árabes e até no supermercado. Outra graça dessa sopinha são as fitas de abobrinha grelhadas que finalizam o prato.

 

 Ingredientes – 4 porções

abobrinha-cortada-em-fitas-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

  • 4 abobrinhas
  • ½ chancliche desfeito com o garfo (queijo árabe encontrado à venda em empórios sírios e libaneses puro como usei, ou coberto de zátar ou pimenta calabresa)
  • 1 cebola pequena brunoise (cubos mínimos)
  • 2 dentes de alho brunoise
  • 4 colheres de azeite de oliva
  • ciboulette
  • 1 litro de água
  • ½ pimenta dedo-de-moça em lâminas (opcional)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

sopa-de-abobrinha-com-chancliche-2-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Com a ajuda de um descascador de legumes faça fitas de uma das abobrinhas (aproximadamente 4 fitas por porção). Corte o restante das abobrinhas em cubinhos.

Aqueça uma frigideria antiaderente (sem azeite) e disponha as fitas de abobrinha, deixe que dourem dos dois lados. Reserve.

Em uma panela sue a cebola em 3 colheres de azeite e uma pitada generosa de sal. Acrescente o alho.

Junte a abobrinha em cubinhos e mexa com delicadeza até que mudem de cor. Acrescente água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio.

Quando a abobrinha estiver macia (cozida), passe o conteúdo da panela pelo mixer ou bata no liquidificador. Volte para a panela, deixe ferver e reduzir até ficar uma sopa encorpada e aveludada. Ajuste o sal.

Em um prato disponha rolinhos das fitas de abobrinha grelhadas no centro e então a sopa. Salpique com o chancliche, gotas de azeite, pimenta moída na hora e ciboulette.

Bom apetite!