Garfo & Foco – Sopas 1 – Cenoura com laranja e creme azedo
Essa sessão está quentinha, acabou de sair do forno! Fizemos no começo do mês, embaladas pela friaca que castigava Sampa.
O tema, ante as condições climáticas não poderia ser outro: sopas! Fotografamos 4 sopas. Sendo 3 variações de sopa de cenoura e uma sopa de legumes.
Queríamos trabalhar com a produção e iluminação ideais para prato final. Portanto, não montamos bancada de pré-preparo, tampouco passo-a-passo, incluímos apenas algumas fotos com etapas e detalhes.
Hoje vamos postar a primeira sopa de cenoura, com laranja servida com creme azedo. Na próxima sexta vamos postar outras duas variações da sopa de cenoura – uma delas fria. E na semana seguinte postaremos a sopa de legumes.
Por se tratar de sopas e principalmente pelo dia frio em que fizemos a sessão, foi quase instintiva a produção quente, com tecidos, madeira aparente, cores quentes, louça de cerâmica.
As laranjas e o maço de cenoura deram um toque todo especial e o pão partido na mão fechou a cena. Por sua vez, a renda e o guardanapo brancos, abriram e iluminaram o resultado final.
Fotografamos em área interna e Gabi montou a iluminação com um softbox e uma sombrinha rebatedora.
Foi uma sessão muito bacana de fazer e muito intensa, discutimos cada foto, cada enfoque, cada item da produção, fizemos vários testes para montar cada produção.
Tivemos a deliciosa companhia da Flavita Valsani que fez um making off incrível da sessão e da Lela Pandjiarjian que passou o dia junto e segurou muito rebatedor. Gracias, chicas!
Bem, vamos à sopa:
Sopa de cenoura com laranja e creme azedo
Rende 4 porções
Essa sopa é muito equilibrada e cremosa. Funciona como uma ótima base para criar em cima. Só desta leva aqui eu fiz 3 variações, essa de hoje e outras duas que publicaremos na próxima sexta. O toque fica por conta do creme azedo com raspas de laranja, e aqui usei ainda um galhinho de manjericão colhido na horta para enfeitar e que casou perfeitamente com o sabor da sopa.
Ingredientes
- 1k de cenouras cortadas em cubos grandes(de preferência orgânicas e ainda com as folhagens – não é frescura, elas são, de fato, muito mais saborosas);
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
- Suco de uma laranja
- Raspas de uma laranja
- 4 colheres de creme azedo
- ½ xícara de creme de leite fresco.
- 1 cebola brunoise (cubos mínimos);
- 3 dentes de alho brunoise (cubos mínimos);
- Aproximadamente 1l de água fervida por 30 minutos com talos de salsinha, meia cebola; 1 dente de alho amassado, 1 ramo de tomilho, 3 grãos de pimenta preta (essa é uma versão express de um caldo de vegetais);
Modo de fazer
Doure a cebola na manteiga com uma pitada de sal; Junte o alho até que sue. Acrescente metade das raspas de laranja.
Acrescente a cenoura, salteie rapidamente (até que mude a cor dos cubos de cenoura). Acrescente então o líquido e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as cenouras estejam cozidas.
Passe tudo pelo processador, mixer ou bata no liquidificador.
Passe a mistura por uma peneira e volte para a panela, deixe reduzir até o ponto de sua preferência (tem gente que gosta de sopa mais liquida outros preferem quase na consistência de purê).
Acrescente o suco da laranja. Misture bem.
Ajuste o sal.
Acrescente o creme de leite fresco para finalizar, espere aquecer e está pronto.
Sirva cada potinho de sopa com uma quenele de creme azedo, um ramo de orégano fresco e raspinhas de laranja!
Quiz – Erro de sessão…
Essa foto aí seria a abertura de nosso post… no dia seguinte da sessão quando Gabi foi olhar o material pegou no pulo a maior comida de bola na produção… você consegue achar qual foi o nosso erro de produção? A primeira resposta correta leva um pacote de Aji Amarillo Peruano (a ser retirado aqui na Cozinha da Matilde).
E você já sabe… quer saber da parte técnica fotográfica acesse DiaPositivo e veja o que Gabi tem para contar.