Garfo & Foco – Sopas 2
Conforme prometido, esse é o segundo post da sessão de fotos que fizemos com o tema sopas.
A partir da mesma base – sopa de cenoura – desenvolvi 3 receitas. A primeira que postamos na ultima semana (Sopa de Cenoura com Laranja e Creme Azedo) e hoje mais duas, esta primeira que tem uma pegada asiática e a segunda que é uma versão fria para ser servida como entrada, acompanhada de um saladinha de agrião.
Nestas duas sopas mudei totalmente a produção, saí do clima de cozinha romântica com tecidos e madeira aparente, para uma produção com pegada étnica. A primeira sopa montei uma produção oriental e a segunda que ficou muito legal servida em duas colheres russas de madeira laqueada.
Embora tenha montado uma produção absolutamente diferente da primeira sopa postada, continuei usando cores quentes para manter o clima, mesmo no caso da sopa fria.
Vamos então as duas receitas:
Sopa de cenoura com gengibre, spice nori e emendoas picantes
O bacana desta versão é essa amendoa picante (it’s hot, hot!), casadinha com filetes de uma alga nori apimentada deliciosa que ganhei do meu queirod amigo Nelson Yeh.
Ingredientes – rende 4 porções
- 1k de cenouras cortadas em cubos grandes (de preferência orgânicas e ainda com as folhagens – não é frescura, elas são, de fato, muito mais saborosas);
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
- 1 colher (sobremesa ) de gengibre ralado;
- 1 colher (sopa) de capim limão fatiado finamente;
- 2 dentes de alho brunoise (cubos mínimos);
- 3 colheres (sopa) da parte branca da cebolinha verde finamente fatiada;
- 100 g de amendoas;
- 1 colher (chá) de azeite;
- 1 colher (sobremesa) pimenta calabresa;
- cebolinha francesa para enfeitar;
- julienne de alga nori apimentada para enfeitar (a venda nos empórios do bairro da Liberdade);
- Aproximadamente 1l de água fervida por 30 minutos com talos de salsinha, meia cebola; 1 dente de alho amassado, 1 pedaço de gengibre, 3 grãos de pimenta preta (essa é uma versão express de um caldo de vegetais);
Modo de fazer
Amendoas
Salteie as amendoas no azeite por 2 minutos, junte a pimenta calabresa e salteie por mais 1 minuto. Divida em 4 partes iguais. Reserve.
Sopa
Doure a parte branca da cebolinha na manteiga com uma pitada de sal; Junte o gengibre e o capim limão. Junte o alho até que sue.
Acrescente a cenoura, salteie rapidamente (até que mude a cor). Acrescente então o líquido e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as cenouras estejam cozidas.
Passe tudo pelo processador, mixer ou bata no liquidificador. Ajuste o sal.
Em uma cumbuca disponha a sopa e sobre ela as amendoas, a alga nori e a cebolinha francesa.
Sopa fria de cenoura com saladinha de brotos de agrião
Na verdade essa sopa é quase uma saladinha líquida. É a base de cenoura só que desta vez é temperada depois com flor de sal, azeite e pimenta.
É uma receita muito simples de fazer e fica muito charmosa para servir em qualquer jantar.
Ingredientes- rende 15 mini porções
- 1k de cenouras cortadas em cubos grandes (de preferência orgânicas e ainda com as folhagens – não é frescura, elas são, de fato, muito mais saborosas);
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 2 dentes de alho brunoise (cubos mínimos);
- 3 colheres (sopa) de cebola brunoise (cubos mínimos);
- Aproximadamente 1l de água fervida por 30 minutos com talos de salsinha, meia cebola; 1 dente de alho amassado, 3 grãos de pimenta preta (essa é uma versão express de um caldo de vegetais);
- 1 maço de brotos de agrião;
- Azeite extra virgem, flor de sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Modo de fazer
Sue a cebola no azeite com uma pitada de sal. Junte o alho até que sue também.
Acrescente a cenoura, salteie rapidamente (até que mude a cor). Acrescente então o líquido e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as cenouras estejam cozidas.
Passe tudo pelo processador, mixer ou bata no liquidificador. Volte para a panela e deixe reduzir até o ponto de purê (um pouco mais consistentes que as outras duas sopas). Ajuste o sal. Espere esfriar.
Use duas colheres ou duas pequenas cumbuquinhas para servir cada porção como na foto.
Em uma delas coloque uma porção da sopinha e então polvilhe com a flor de sal, a pimenta preta e regue com azeite extra virgem. Na outra monte a saladinha de agrião temperada com azeite e flor de sal.
E vc já sabe, a parte fotográfica da sessão vc confere lá no DiaPositivo, onde Gabi Butcher conta todos os seus segredos.