Gostinho mediterrâneo – publieditorial Azeite Cardeal

Nada na vida acontece por acaso, neste blog não é diferente. Pois estava eu no meio das férias, em plena Costa Brava, quando recebi um convite para participar da campanha do Azeite Cardeal para falar justamente da comida mediterrânea aqui no blog. É claro que adorei a proposta, mesmo porque de tanto passear entre olivais já estava com várias ideias de receitas e de posts anotados para publicar na volta, o convite só adiantou a história.

Recebi da Cardeal dois azeites extra-virgem:  um com acidez 0,5% e o outro 0,3% e ainda um livro muito bonito do chef Alessandro Nicola com receitas tradicionais mediterrâneas da Espanha e do Marrocos.

E já que o assunto é azeite, prá começo de conversa, muita gente me pergunta e convém logo esclarecer que para um azeite ser considerado extra-virgem, ele precisa ser extraído das azeitonas mediante prensa a frio e sem adição de solventes químicos.

E mais, para ser considerado extra-virgem um azeite deve ter acidez menor que 0,8%. Acima disto ele pode ser considerado apenas azeite. A diferença a gente percebe no sabor delicado que remete a azeitonas.

Como o assunto rende pano prá manga e o que não falta é receita envolvendo azeite, resolvi fazer mais de uma para compartilhar aqui um pouco do que vi e comi lá!

Preparei 3 receitinhas simples para começar a conversa sobre azeite: camarão rosa com jamon e gazpacho de melão, pan con tomates e um trio de azeites aromatizados.

Camarão rosa grelhado com jamón  e gazpacho de melão com limão siciliano


Ingredientes (4 porções)

Camarão

  • 8 camarões  rosa grandes limpos, apenas com o rabinho;
  • 8 fatias de jamón ibérico ou serrano (de acordo com o gosto do freguês);
  • 8 colheres (sopa) de brunoise (cubos mínimos) de melão;
  • 1 colher (sobremesa) folhas de tomilho limão;
  • Azeite extra-virgem Cardeal 0,5%;
  • Flor de sal e pimenta do reino a gosto;

Gazpacho

  • 2 xícaras de melão em cubos;
  • 1/2 xícara de iogurte natural;
  • 2 colheres (sopa) suco de limão siciliano;
  • 3 colheres (sopa) azeite extra-virgem Cardeal 0,3%;
  • Raspas de 1/2 limão siciliano;

Chips de jamón

  • 2 fatias de jamón

Modo de fazer

Camarões

Seque cada um dos camarões com uma toalha de papel. Polvilhe-os com sal e pimenta do reino à gosto. Envolva cada um dos camarões com uma fatia de jamón.

Pincele o jamón com azeite e então grelhe cada um dos lados por 1 minuto e meio em uma frigideira antiaderente. Reserve.

Misture o melão com o tomilho, tempere com a flor de sal e pimenta do reino a gosto. Regue com o azeite.

Gazpacho

No liquidificador bata o melão, o iogurte, o suco de limão e o azeite. Ajuste o sal e a pimenta do reino.

Sirva em shots, polvilhados com as raspas de limão siciliano e gotas de azeite.

Chips

Leve as fatias de jamón ao forno quente por 5 minutos de cada lado. Deixe esfriar sobre papel toalha e então corte cada fatia em lâminas pequenas.

Montagem

Disponha o brunoise de melão e sobre ele dois camarões. Ao lado sirva o gazpacho com o chips sobre a borda do shot.

Pan con tomate

 

É um clássico espanhol, presente na mesa desde o café da manha e como o acompanhamento de todas as refeições do dia. Nos restaurantes eu mal sentava à mesa e já pedia minha porção.

Fiquei fã e não podia me furtar de compartilhar aqui já que é muito fácil de faze e por ser a mais perfeita tradução da comida mediterrânea: comida de ingredientes, sem frescuras, pão, tomate e um bom azeite. Precisa mais?

Ingredientes – 4 porções

  • 8 fatias de pão tipo português na espessura de um dedo cada (pode ser qualquer pão na verdade, fica bom com o francês, com ciabatta, com o italiano, mas o português dá um toque especial).
  • 4 tomates maduros – o melhor é o momotaro, mas também fica bom com o débora e com o italiano, desde que bem maduros.
  • Azeite Cardeal extra-virgem 0,3%
  • Sal ou flor de sal a gosto

Modo de fazer

Aqueça uma frigideira antiaderente e nela doure as fatias de pão (sem azeite, sem nada, só o pão).

Parta os tomates ao meio e esfregue cada metade em uma fatia de pão, de maneira que a polpa se solte e “suje” o pão.

Regue com azeite e salpique flor de sal ou sal.

E por fim, um trio de azeites aromatizados:

Azeites aromatizados com tomilho, limão siciliano e tangerina

 

Azeites aromatizados são um coringa na cozinha, sempre quebram o galho quando chegam visitas de ultima hora em casa e vc pode serví-los junto com um bom pão para acompanhar um dedo de prosa e uma taça de vinho.

E também são incríveis para usar em algum preparo e aromatizar a comida, como por exemplo, passar um bife suculento no azeite de tangerina, grelhar um filé de peixe no azeite de limão siciliano ou mesmo saltear legumes no azeite de tomilho… dê asas à sua imaginação e use e abuse desses azeites bacanérrimos!

Ingredientes

  • 3 porções de 100ml de azeite cada
  • 2 colheres (sopa) de folhas de tomilho
  • raspas de um limão siciliano
  • raspas de 1 tangerina

Modo de fazer

Divida o azeite em três partes iguais (100 ml cada);

Junte as raspas de tangerina a uma das partes e as raspas de limão siciliano à outra.

Para fazer o ultimo, macere em um pilão o tomilho, junte duas colheres de azeite e continue macerando até que o azeite fique verde escuro. Coe para separar a parte sólida e junte esta mistura ao restante do azeite.

 

Gostou? Deixe seu comentário e concorra a um azeite a 0,5% e ao livro de receitas mediterrâneas do Chef Alessandro Nicola!