Malfatti – Gnocci de ricota

Receita de Malfatti, que é uma massa italiana feita de ricota, lembra o gnocci. É simples de fazer e pode ser consumido com o molho da sua preferência.

Dia desses a amiga cozinheira Carla Maicá, do Cucina Artusiana postou a receita de malfatti, que são um tipo de gnocci feito de ricota, que muita gente chama de gnudi.

Achei lindos, apetitosos e me lembraram na hora o Gnocci Rina do Nello’s em SP, especialidade da casa e da dona Rina, esposa do Nello, cuja história eu já contei aqui e virou Recomendação da Casa.

Claaaaro que resolvi fazer, ainda mais porque a @fazendasepulveda tem uma ricota ótima e pra completar me entregou na semana cenouras com a folhagem e foi com essas folhas da cenoura + labrobó e beldroega do quintal que fiz a nossa versão.

É uma receita muito bacana, fácil de fazer e que adoramos, vai virar rotina. Agradeço demais, Carla! 🙌❤️

receita

Ingredientes

  • 500g de ricota
  • 200g de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara (chá) de folhas verdes (em geral é espinafre, eu usei folhas de cenoura + bekdroega + labrobó) mergulhadas em água fervendo, depois espremidas para tirar o excesso de liquido e picadinhas/batidinhas na faca
  • 1 ovo
  • Temperos verdes a gosto – eu usei salsinha, flores de manjericão e de alfavaca
  • Farinha de trigo para empanar os bolinhos

Faz assim ó:

Misture a ricota + parmesão ralado + folhas verdes picadinhas + ovo + temperos verdes – ajuste o sal. Com as mãos faça os bolinhos apertando a massa, (daí o nome, malfatti) passe de leve pela farinha de trigo e cozinhe em água fervendo, até eles boiarem. Escorra.

Sirva sobre o molho de sua preferência.

Você também pode também colocar os malfattis depois de cozidos sobre o molho e gratinar no forno bem quente por 10min., como eu fiz. Experimentei das duas maneiras e preferi o gratinado.

Eu servi com um molho de tomate com bife do vazio desfiado. Qualquer dia posto a receita dele aqui. A Carla fez com molho ao sugo. 🍅

É muito comum servir os malfattis com manteiga de sálvia, nesse caso, depois de cozidos eles são salteados na manteiga de sálvia.

Se fizer aí, passa aqui pra contar! ❤️😘