Mercadão, Gazpacho, Mawá e projeto sem nome

Esta receitinha está guardada há tempos… ela surgiu de um projeto muito legal e ainda sem nome que eu e a querida MaWá criamos.

A história é a seguinte: eu queria aprender a fotografar, a Mawá queria algumas dicas de cozinha… adoramos bater perna e conhecer lugares novos… juntamos todos esses desejos e decidimos que de tempos em tempos (tentaremos fazer a cada 15 dia), nós duas vamos a algum lugar bacana ligado a comida, ingredientes, utensílios para fotografar, contar como é aquele lugar, dar dicas quentes e comprar alguns ingredientes.

De lá voltamos para a cozinha e então vamos preparar e fotografar um prato bacanudo a partir do que compramos, eu ensino a fazer e ela ensina a fotografar o prato, depois a gente se lambuza com a criação e postamos as fotos e as receitas para vocês que podem repetir a historinha aí, na sua casa. Legal, né?

Começamos pelo Mercadão, nada mais justo, bato ponto por lá toda semana e a galera dos Blogs com Comida estava indo até lá no mesmo dia para comer ostras, que adoro (e são meu café da manhã em dias de compras).

Fizemos um tour básico: nos empanturramos de ostras, depois visitamos a galera do Açougue Porco Feliz (meu açougue predileto), onde aproveitei para comprar uma costelinha de porco caprichada, depois visitamos o Hugo lá do Rei do Camarão, que limpou uma generosa porção de camarões de duas maneiras: biquini (só deixa o rabinho) e paulista (deixa a casca toda, mas faz um corte na lombar do bicho para retirar as tripas).

Compramos também temperos variados: minhas favas de baunilha estavam no fim, a pimenta preta também e a Mawá queria dar de presente um kit de temperos para uma amiga que se casaria naquele dia e acabou comprando um kit para ela também.

Apresentei a ela minha calabresa curada predileta, a tabacaria onde compro os palheiros e rapé de primeira e ainda amigos queridos que fazem meu dia de compras sempre uma agradável aventura: a Adélia da avícola, o Beto dos queijos, os irmãos Américo e Antonio que vendem os melhores pertences para feijoada… De lá demos uma passadinha no sacolão para uns ultimos ingredientes e corremos prá cozinha.

Prato do dia: Gazpacho com camarões e legumes grelhados.

Ingredientes (3 porções):

9 camarões biquini (sem casca e só com o rabinho) grelhados na chapa de ferro
1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes assado na boca do fogão e cortado em cubos grandes
1 pimentão amarelo sem pele e sem sementes assado na boca do fogão
1 litro de água gelada
4 tomates sem pele, em pedaços pequenos
1 tomate grelhado na chapa de ferro cortado em quartos
1 cebola em pedaços
1 cebola grelhada na chapa de ferro cortada em quartos
1 pepino japonês cortado em cubos mínimos
2 dentes de alho
2 ramos de tomilho
1/2 colher (chá) de vinagre
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Flor de sal e pimenta-do-reino
Ervinhas do jardim  para enfeitar.

Modo de fazer

Bata no liquidificador os 4 tomates, a cebola crua, os dentes de alho, metade dos cubos de pimentão, o tomilho, o vinagre, o limão, a água e o azeite. Ajuste o sal e a pimenta do reino. Guarde na geladeira por 2 horas;

Monte o prato com os legumes e 3 camarões grelhados no centro, salpique com os cubos de pepino, a flor de sal e o azeite. Junte o gazpacho e enfeite com as ervinhas do jardim.

A foto é da versão entrada, mas você pode fazer também um versão maior para servir de prato principal e uma menor ainda no copinho de cachaça para servir como finger food, todas elas no Flickr da Mawá. Fica fofo!

Resumo do dia: acredito que a Mawá aprendeu a fazer o gazpacho e eu fiquei perplexa com o salto de qualidade nas minhas fotos antes e depois dos ensinamentos de mestra Mawá. As fotos da sessão completa estão no flickr da Mawá, não deixe de dar uma passada e bom apetite!