Miolo de acém e bananinha bovina na grelha – churrasco econômico

Receita do episódio Churrasco Econômico do programa Prato do Dia do Canal TLC da Discovery.

Dessa vez foi a vez de receber em casa toda a turma da produção que estava atras das câmeras, e quem me ajudou nessa parada foram dois companheiros de parilla, amigos queridos com quem tive a felicidade de trabalhar junto, o Tom Oliveira (ninja da faca) e o Paulinho Catharino. E no fim, o churras pra 20 pessoas com 120,00 dinheiros ficou delicioso e foi uma alegria homenagear quem carrega o piano pro programa sair bonito! Valeu!

Diferencial/chamariz da receita – o miolo de acém é mais um corte com custo excelente e que rende um churrasco de primeira, vc ai que adora o bife ancho, saiba que o miolo de acém é seu vizinho e tem um perfil de sabor muito parecido, em virtude das mesmas características de ambos os cortes: muito irrigados, com gordura e tecido conjuntivo entremeando o músculo, ou seja, tudo que faz uma carne ser saborosa oi dois têm de sobra.

A bananinha e sua variação o assado de tira são os dois cortes que mais gosto no churrasco, são campeões de sabor por conta do tecido conjuntivo e gordura na medida certa, pouca gente conhece e por isso mesmo eles ainda são muito em conta.

São cortes da costela e são as duas possibilidades que vc tem de comer costela bovina feita rapidamente sem ser no também delicioso fogo de chão ou outra forma de cocção lenta na grelha. Aqui vc vai comer costela e rapidinho.

O único senão é que tanto um quanto o outro corte devem ser feitos mal passado ou ao ponto, bem passado ficam duros.

Eu adoro começar o churrasco com eles, uma vez que sao cortados em pedaços pequenos e eu acho muito mais bacanas que linguicinhas pra petiscar no começo.

receita

Bananinha e miolo de acém na grelha

Ingredientes 

Miolo de acém

1 peça de miolo de acém cortado em bifes de 3 cm de espessura

sal marinho moído na hora

azeite [substituir por óleo de cozinha, ou qualquer outra gordura]

 

Bananinha

2k de bananinha

sal marinho moído na hora

azeite [substituir por óleo de cozinha, ou qualquer outra gordura]

 

Modo de fazer

Miolo de acém

Acenda o braseiro com 45 minutos de antecedência, até que as brasas fiquem incandescentes e recobertas por uma fina película branca de cinza. É neste ponto que temos o máximo de potência de calor.

Pincele os bifes com azeite. Se vc é adepto do sal antes da grelha polvilhe a carne com sal, eu prefiro a salga depois da grelha.

Disponha os steaks na grelha na área de maior calor, tendo cuidado de intercalar as peças e deixar espaço de circulação de calor entre elas, nada de lotar a grelha e colocar os pedaços de carne colados um no outro.

Deixe 4 a 5 minutos do primeiro lado ou até aparecerem gotinhas de liquido vermelho na superfície. Vire e deixe mais 3 a 4 minutos do outro lado ou até que esteja no ponto verificado com o toque.

Retire da grelha, polvilhe com o sal e deixe descansar entre 1 e 2 minutos antes de cortar.

 

Bananinha

Acenda o braseiro com 45 minutos de antecedência, até que as brasas fiquem incandescentes e recobertas por uma fina película branca de cinza. É neste ponto que temos o máximo de potencia de calor.

Pincele as bananinhas com azeite. Se vc é adepto do sal antes da grelha polvilhe a carne com sal, eu prefiro a salga depois da grelha.

Disponha a carne na grelha na área de maior calor, tendo cuidado de intercalar as peças e deixar espaço de para circulação de calor entre elas, nada de lotar a grelha e colocar os pedaços de carne colados um no outro.

Deixe 3 minutos do primeiro lado. Vire e deixe mais 2 minutos do outro lado.

Retire da grelha, polvilhe com o sal e deixe descansar um minuto antes de cortar.

 

Servi os dois cortes com salada de verdes e tubérculos assados na cinza da churrasqueira.