Na Cabeceira 29 – Cozinha Caiçara

Cozinha Caiçara – encontro de histórias e ambientes

Marina Vianna Ferreira e Mayra Jankowsky – Ed. Terceiro Nome

“A gente era meio indígena então aprendeu com o índio a preservar a natureza” Dona Jandira

Eu adoro este livro, é um dos queridinhos da minha pequena biblioteca. Fruto da pesquisa primorosa de duas biólogas, traz um retrato da cultura caiçara da região de Cananéia (litoral sul de São Paulo) através de seus hábitos alimentares.

E nada melhor que a comida para ir a fundo na alma de um povo e também no corpo, na geografia, na história, não é?

E é isso que este livro faz, subdividido em sabores da terra, da água e da lama, vai fundo na alma do caiçara, resgata causos, saberes, influências, preparos.

Também relaciona as diversas mudanças na exploração de recursos na região ao longo dos anos, e seus reflexos diretos na alimentação caiçara que soube se adaptar, incorporando às antigas tradições novos alimentos, formas de preparo e de consumo.

O texto é todo mesclado com depoimentos de produtor@s, pescador@s e cozinheir@s locais, que compartilham seus saberes e memórias e são identificados ao longo do livro. Assim a gente fica sabendo quem é o Clodoaldo, Seu Henrique, Dona Carmem e a relação de cada um deles com o plantio, coleta e manipulação dos ingredientes locais.

E se tudo isso não fosse o bastante, tem as receitas passadas de geração para geração oralmente, um lindo descritivo dos processos de cada cozinheir@. Receitas de uma cozinha que se vira com o que tem a mão, com o que a natureza oferece para aquele dia, mês, ano. Divididos pelo tipo de ingredientes da terra, da água ou da lama, os preparos muitas vezes são batizados com o nome do cozinheiro, como nos cadernos de receita de família. Assim, tem a receita do Arroz com Palmito da Irene, o Peru com Mangarito do Seu Ibison e muitas outras delícias!

Coisa linda!