Na Cabeceira 34 – O grande livro dos ingredientes

 

O grande livro dos ingredientes – Publifolha

Estou encantada por este livro. Tinha visto na livraria mas ainda não tinha folheado, até que a Lara Januário me emprestou o dela e eu curti tanto que comprei de presente para uma amiga.

Para quem, como eu, precisa criar várias receitas e vários menus, livros como este, sobre ingredientes, são uma mão na roda.

Em dias de pouca inspiração, uma folheada com atenção é uma importante fonte de boas idéias. Porque na maior parte do tempo a gente se esquece de alguns ingredientes e acaba rodando sempre nos mesmos, e aí, livros como este sempre salvam. Na mesma linha está o 1001 Comidas , que já recomendei por aqui (também foi Dona Lara, sempre ela, que me apresentou).

Este aqui vai além dos demais. Além da descrição detalhada e fotografia dos vários ingredientes – origem, espécies, conservação, comprar, como consumir e, ainda, com o que combina e as receitas clássicas em que são usados – traz também uma parte técnica muito bacana. A cada capítulo ensina cortes, modos de cocção e até algumas receitas de preparos.

Enfim, vale a pena porque é um dois em um: casa informação sobre ingredientes e sobre técnica de manuseio, na medida para quem quer dar um up nos preparos!