Na Cabeceira 35 – Calor – Bill Buford, Cia. das Letras

Calor – Bill Buford, Cia. das Letras

Li Calor em 2007 e adorei!

Escrito pelo jornalista Bill Buford, conta como foi que lá pelas tantas ele resolveu fazer uma imersão na cozinha do Babbo, um dos restaurantes do Mario Batali em NY, e dali acabou partindo para a Itália para fazer a mesma formação do chef, primeiro em um pequeno pastifício e depois no famoso açougue de Dario Cecchini.

É o tipo de livro que a gente engole, não consegue parar de ler e no final economiza páginas para estender a alegria por mais uns dias… mas além da boa leitura gostei muito das reflexões e dicas importantes sobre a comida italiana, em especial sobre o feitio de massas, a farinha ideal, os ovos perfeitos, a importância da água da cocção e tudo mais que faz da comida na Itália uma verdadeira religião.

Eu fiquei particularmente empolgada com o estágio que ele acaba fazendo no açougue do Dario. Foi ali que me dei conta que adoraria fazer o mesmo e comecei a matutar sobre a possibilidade de um estágio cortando carne, que acabei fazendo em 2010, no açougue Porco Feliz, do Mercado da Cantareira.

Enfim, é um dos meus livros queridos, que sempre indico aos amig@s e sabe-se lá porquê ainda não tinha recomendado por aqui!