Na Cabeceira 38 – Farm city – The education of a urban farmer

paperbackfcFarm city – The education of a urban farmer – Novella Carpenter

Você já imaginou uma fazendinha com horta, porcos, patos, abelhas em uma esquina agitada de Sampa? Em plena Paulista, Consolação ou quem sabe na Heitor, uma fazendeira ordenhando ovelhas, tirando mel, colhendo hortaliças e as pessoas passando na calçada… beterrabas para vizinha da esquerda, brócolis pro vizinho dos fundos, mel puro para ajudar na tosse do morador de rua… parece doidice, né mesmo?

Mas foi exatamente isso que a Novella Carpenter, uma californiana filha de ex-hippies fez. Iniciou uma pequena fazenda em um terreno baldio de sua cidade, Oakland, na Califórnia. Na dúvida entre uma vida bucólica no campo e a agitação cultural da cidade grande com cinemas, teatros, livrarias… decidiu ficar com os dois. Ocupou um terreno na vizinhança, elaborou mais uma vez seu plano santo e começou a plantação. A brincadeira deu tão certo que virou livro, Farm City, no qual você confere toda a história de como ela se transformou em uma fazendeira urbana, e como essa aventura refletiu na vida das pessoas no entorno da sua “fazenda”.

Nem preciso dizer que Novella e sua história viraram referência para mim, e fiquei louca para ocupar o terreno vazio da rua de trás para criar umas galinhas poedeiras lá de Goiás, muita ora-pro-nobis, limão cravo, tomates, batatas, salsinha… e penso cá com meus botões se um dia vou ver uma coisa assim acontecendo na pauliceia desvairada. E essa história eu resolvi passar adiante, porque sonho assim é pra ser sonhado coletivamente!

Se você ficou com vontade de saber mais sobre a história, além do livro pode acompanhar as aventuras da Novella por seu blog Ghost Town Farm.