Na Cabeceira 39 – A doce vida na Úmbria – Marlena de Blasi

A doce vida na Úmbria – Marlena de Blasi

… as receitas importam menos que as pessoas que se sentarão à mesa. Muito menos.

Foi minha cunhada, a Tarsila, quem me emprestou. Disse que apesar de um bocadim água com açúcar era muito bom! Eu adorei e virei fã da Marlena de Blasi. Antes mesmo de chegar ao fim do livro já comprei os outros dois títulos dela: Mil dias em Veneza e Mil dias na Toscana, e assim que terminar venho contar aqui (cronologicamente são anteriores ao da Úmbria).

Marlena é americana, chef de cozinha e crítica de gastronomia. Já com os filhos criados, conhece e se apaixona por um veneziano, o Fernando, e menos de um mês depois decide virar a vida de cabeça pra baixo e se mudar para Itália para viver o grande amor! Essa história ela conta em Mil dias em Veneza, que já comecei e que também estou adorando.

Para viver, ela e o marido veneziano recebem grupos de turistas interessados em gastronomia, com os quais promovem deliciosos tours por pequenas vilas, produtores, restaurantes, ou seja, tudo aquilo que adoraria fazer para viver! ;)

Depois de Veneza o casal se muda para Toscana, vive mais mil dias em uma vila e finalmente chega à Úmbria, onde decide fixar residência e reformar um palazzo na pequena Orvieto. Nesse meio tempo, eles conhecem e se encantam pelos personagens locais, como a linda Miranda dos seios fartos, Neddo e sua história com pêssegos, os pastores Orfeo e Luca, a charmosa Tilde, o aristocrático Edgardo… pessoas que vão chegando e tomando seus lugares à mesa e também na vida do casal.

E o que me encantou mesmo foi a maneira como Marlena vê a vida. Um olhar maduro, delicado, cuidadoso. Me apaixonei por sua maneira respeitosa de interagir com o entorno, de se abrir para o que a vida coloca em sua porta e de perceber a beleza das pequenas coisas… e eu, que como a Rita Lee tô ficando velha e cada vez mais doida varrida, terminei a leitura com os olhos marejados e desejando também fazer parte daquela mesa.

PS- ao fim do livro, uma capítulo inteiro com as receitas da autora.