Na Cabeceira 43 – Sete Fogos – Francis Mallmann

Sete Fogos – Churrasco ao estilo argentino – Francis Mallmann (Vergara & Ribas Editora)

E ando mergulhada na vibe carnes. Vontade de comer, preparar, estudar, olhar carne, carne, carne! Uma loucura, ainda mais sendo comigo, que sou total devota do mundo vegetal quando o assunto é comida. São eles, os verdinhos, que ficam no topo de minha pirâmide alimentar particular, mas as carnes andam rondando o meu desejo há alguns meses, e eu super aproveito essas ondas para me aprofundar no objeto. Afinal de contas, a gente cozinha muito melhor aquilo que tem desejo de comer.

E é o que tenho feito com relação a carnes. Me debruçar sobre o ingrediente para olhar, pensar, estudar, preparar, comer. E nessas, enfim comprei um clássico sobre o assunto: o Sete Fogos – Churrasco ao estilo argentino, do Francis Mallmann, que ganhou o World Cookbook Awards como o melhor livro de churrasco do mundo.

É um livro lindo, com fotos sensacionais e receitas ótimas. Todos os clássicos argentinos estão lá, desde as entradas de tirar o folêgo (um repertório excelente, com muitas opções vegetarianas), todos os tipos de carnes e ainda vegetais, saladas, pães e sobremesas. E ao final ainda as receitas básicas como aioli, tapenade, chimichurri.

No início do livro um capítulo inteiro dedicado ao fogo, como fazer, temperatura, madeira etc… e ainda ao uso, a cada um dos equipamentos para cocção de carne na lenha: churrasqueira, chapa, infernillo, forno de barro, rescaldo, asador e caldeirão. Tudo bem detalhado para não errar em casa.

Está procurando um presente bacana de natal? Esse livro entusiasma!