Na Cabeceira 46 – Gourmet – Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi

 gourmet21Gourmet

Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi

Ganhei de presente da querida Telminha de aniversário. Trata-se de um quadrinho japonês, um mangá (você começa ler de trás para frente) sobre as aventuras gastronômicas de um vendedor pelas províncias de Tóquio e Osaka.

Bom garfo, como eu, ele se recusa a comer qualquer coisa em suas pausas para as refeições e, assim, a cada capítulo nos leva junto para experimentar um comedor diferente. Em cada um deles (18 no total), um prato tradicional japonês muito além de sushis e sashimis.

Nessas passagens, pequenas histórias compõem o pano de fundo, com cenas, acontecimentos e conversas do cotidiano japonês. E talvez seja essa a mágica desse quadrinho, a competência de abrir uma fresta para observar uma das culturas que mais me impressionam (sonho acordada com uma visita ao Japão!).

Me encantou a possibilidade de viajar com ele por portinhas abertas apenas para os locais, Imagem44conhecer os pratos mais tradicionais japoneses, o que eles comem no dia a dia (sushi e sashimi, ao contrário do que acontece por aqui, não são pratos cotidianos no Japão). Tudo isso a partir de um encontro de pessoas em volta da mesa posta.

A descrição dos pratos é primorosa. Quando se trata de uma refeição completa, com vários acompanhamentos, os desenhos com as legendas explicando cada um deles é sensacional.

Um bom começo para quem quer se aprofundar na comida e cultura japonesas e uma boa diversão para quem quer passar o tempo com boa leitura!