Na Cabeceira 49 – Arqueologias Culinárias da Índia

179607g1Arqueologias Culinárias da Índia – Fernanda de Camargo-Moro

Esse livro aqui é precioso e eu tinha me esquecido dele na prateleira. Mas hoje ele olhou pra mim justo no momento em que estava pensando que livro indicar aqui, não deu outra.

Escrito pela historiadora, arqueóloga e museóloga Fernanda de Camargo-Moro, é fruto de seu grande encantamento pela cultura e mais de 30 anos de viagens pela Índia.

Cada receita é um pequeno tesouro, recheado de reminiscências, pequenas e significativas histórias. Daí minha paixão por esse livro: se cada prato, para mim, tem uma história que integra seu sabor, imagina como não é isso para uma historiadora com o peso da Fernanda? Entra na categoria dos livros de receitas que a gente lê independente das receitas, já que a viagem está muito além delas…

É uma viagem profunda. E não seria diferente, já que a culinária indiana, como tudo que se relaciona com a cultura deste país, é complexa, cheia de nuances. São, portanto, muitas culinárias indianas que integram o que a gente chama de comida indiana, e a autora soube aprofundar e trazer o aroma de cada uma delas para o livro.

Por fim, vale dizer que é dele que retirei minhas receitas de massala, aliás, minha compreensão sobre os massalas vem dele, que explica a mistura característica de cada região.

Para quem, como eu, nunca foi à Índia, é um começo de viajem! Enjoy!