Na Cabeceira 53 – 400g – em casa de ferreiro…

Este post deveria ter brotado dos meus dedinhos estropiados pelas facas há muiiiito tempo, mas ele só saiu agora para confirmar mais uma vez que os ditos populares são, de fato, cheios de sabedoria.

Estou falando do livro 400g (Companhia Editora Nacional), escrito pelos meus queridos mestres Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli, lançado em setembro de 2007,  e que só comprei em abril de 2010. Logo este livro, que abarca todo o conteúdo (e muito mais) do curso Objetivo Chef da Escola de Cozinha Wilma Kövesi, que fiz em 2006. Não me perguntem porque demorei tanto para comprar, não tenho outra resposta além de leseira e espeto de pau!

O fato é, independente do meu genuíno afeto pelos mestres/autores, o livro é incrível em todos os aspectos: projeto gráfico impecável, ilustrações belíssimas, excelente didática e, como tudo em que o quarteto coloca as mãos, recheado com toda a informação técnica que nós, amantes da boa mesa, precisamos saber.

E a coisa não fica só aí. Fique você sabendo, car@ leitor@, que é o primeiro livro de técnica de cozinha do Brasil. Isso mesmo! Até então, quem queria ir além das receitas e buscava aprimorar sua aptidão técnica na cozinha tinha que se socorrer de livros importados, que também são muito bons, mas desprovidos da bossa e dos sabores que caracterizam a nossa comida natal. E fala sério, um “bocadim” de orgulho brazuca não faz mal a ninguém, não é?

E para aqueles que curtem mesmo é uma boa receita, testada, sem pegadinhas, o livro é um achado. São mais de 300 deliciosas receitas, e eu dou aqui o testemunho: durante o curso tive o prazer de aprender e executar quase todas elas, e nenhuma deu errado. Palavra de cozinheira!

Se você não está acreditando na minha isenção para falar de um produto elaborado por pessoas que me são tão queridas, faça a prova dos nove: corra até a livraria mais próxima e folheie o 400g. Se não ficar encantad@ por ele, devolva para a prateleira e morreu o assunto. Quando eu o comprei, não conseguia parar de ler. Na primeira semana já estava chegando aos últimos capítulos, e olha que ele é um catatau de 568 páginas!

E já que resolvi escancarar aqui meu respeito e admiração pelo trabalho dos quatro, aproveito para também indicar o Curso Objetivo Chef e todos os outros cursos da Escola Wilma Kövesi. Fique sempre de olho no que rola por lá, porque a dica é quente e não é à toa que está aqui, nas recomendações da Matilde!

Só posso terminar agradecendo à Betty, Carlos, Carole e Gabi pela generosidade em compartilhar com tod@s nós seu conhecimento e amor à comida!

Em tempo, como bem me ensinou La Reina Denize Barros: Este post, INFELIZMENTE, não é patrocinado! :)