Outras Cozinhas 26 – Pinotxo – Barcelona

IMG_0248Pinotxo

Foi minha última refeição em Barcelona, dica de um cozinheiro que é paciente do Marcelo. Intuitivamente deixamos o melhor para o final. E o Pinotxo é o melhor em muitos aspectos.

Pura tradição, fica logo na entrada no Mercat de la Boqueria, em Barcelona, e é um marco do local com seu diminuto e disputadíssimo balcão. Talvez a explicação seja não só a comida perfeita, mas também a dedicação do dono e celebridade local, o simpático Juanito Bayén Pérez, sempre pronto para um dedo de prosa com os clientes do outro lado do balcão.

A família de Juanito tem história no ramo. Começaram na praça nos fundos do mercado e pouco a pouco foram ocupando lugares melhores até chegarem onde estão hoje, logo na entrada. Sempre com bares e servindo comida honesta com os melhores produtos locais.

Comi caracóis, que estavam em plena temporada, refogados com morcillas e ervas que garantiam doçura e sabor terroso perfeitos para a carne dos caracóis. E ainda pimientos de padrón (mini pimentões chamuscados no fogo com sal grosso) e um refogado de setas (cogumelos). Difícil dizer o que achei melhor… só sei que voei de volta com o melhor de Barcelona na ponta da língua!