Outras Cozinhas 27 – Rainbow Grocery

indexRainbow Grocery

Já que hoje a dica de cabeceira foi toda Alice “Slow Food” Waters, resolvi seguir pelas bandas da Califórnia mesmo e na mesma pegada de comida e sustentabilidade.

Quem me passou essa dica aqui foi a querida Beth Moraes Bjorkstrom, e que eu deixei para ir no meu último dia de viagem pela Califórnia.

Trata-se de uma grande cooperativa de trabalhadores que comercializa produtos vegetarianos produzindo o mínimo de impacto ambiental e social possível. O resultado é um enorme supermercado com praticamente todos os produtos orgânicos que você um dia sonhou reunidos.

Verduras, frutas, cereais, azeitonas, azeites, vinhos, pães, biscoitos, massa… quase fiquei louca rodando pelos corredores. Foi de lá que eu trouxe os cranberries passa que deram origem ao Bolo Cosmopolitan, e também blueberrie e phisalis em passa, um novo estoque de sementes de papoula ôrganicas e alguns sais bacanudos.

Mas se os resultados do negócio e a oferta de produtos impressiona, impressiona mais ainda a maneira como eles gerenciam tudo isso sem nenhuma hierarquia e tomando todas as decisões coletivamente. São muitas inciativas assim pipocando na Califórnia, em Mendocino, onde passamos alguns dias. Fiz compras mais de uma vez em uma cooperativa como o Rainbow. Me impressionei nos dois casos com a qualidade dos produtos e a eficiência do serviço.

Coisa linda de se ver. Lugar bacana para visitar. Ideia supimpa para copiar.