Outras Cozinhas 28 – Bar do Luiz Fernandes

54292mBar do Luiz Fernandes

Esse final de semana foi mesmo de achados. Nos dedicamos a eles e, no domingão, tomamos o rumo da Zona Norte, em busca de uma das melhores coxinhas de Sampa, em um dos tradicionais botecos do também tradicional bairro do Mandaqui. O Bar do Luiz Fernandes, de 1970.

Espaçoso, com mesinhas ocupando a calçada e os prédios vizinhos incorporados ao negócio, é um boteco clima bom. Basicamente frequentado pela galera local, o que confere um selo de autenticidade. Fica muito claro para quem chega que todo mundo ali se conhece e conhece os garçons. Aliás, eles dão um show de atendimento simpático e eficiente.

O carro chefe da casa, além da badalada coxinha – deliciosa, leve, com massa fininha, crocante, recheio abundante e bem temperado – são os bolinhos da Dona Idalina, esposa do Luiz Fernandes (e que dá plantão sorridente atrás do balcão junto com o marido).

Com recheios super criativos e saborosos como berinjela com linguiça blumenau, de mandioquinha recheado com feijoada e couve, de carne moída com tomate seco e ovo de codorna… todos eles muito delicados, sequinhos e com a casquinha mais fininha que já vi. Prova irrefutável do talento de Dona Idalina.

Mas a graça mesmo eu achei foi do balcão de acepipes. Além da fartura – 60 acepipes diferentes para o freguês escolher – e da consultoria do Seu Luiz e Dona Idalina, que explicam o conteúdo de cada pratinho, o bacana é que depois de escolher e pesar sua porção, você a recebe na mesa arrumadinha pelo Seu Luiz, que faz questão do agrado e arruma lindamente o pestico da freguesia. Food Stylist em pleno Mandaqui!

E prá ficar melhor ainda a história, o boteco está ao lado do Horto Florestal, um pretexto saudável para começar o dia e enfiar o pé na jaca sem culpa.

Eu me encantei e vou voltar várias vezes! Bora lá?