Outras Cozinhas 29 – Restaurante Escola Anhembi Morumbi

imagesRestaurante Escola Anhembi Morumbi

Viaduto Jacareí, 100 – Fone: 3241-5588 / 3115-1101

Taí um projeto que acho muito bacana. Parceria da Universidade Anhembi Morumbi com a Prefeitura de São Paulo e a Fundação Jovem Profissional, o Restaurante Escola Anhembi Morumbi funciona em uma grande tenda nos fundos da Câmara Municipal.

Para quem chega, um restaurante como qualquer outro. Elegante, com salão agradável, comida fina, equipe eficiente e simpática. Mas o que ninguém fica sabendo é que se trata de um restaurante escola e que toda a equipe é composta por adolescentes (entre 17 e 20 anos) em situação de vulnerabilidade e risco social.

Esses adolescentes, durante 7 meses, fazem o curso ministrado por professores da Anhembi Morumbi e aprendem a trabalhar em todas as praças de uma cozinha, além do salão, caixa, estoque e um básico sobre vinhos. Ou seja, saem dali aptos para o mercado da gastronomia em Sampa. E o que não falta é mercado para encaixar a garotada. Não por acaso, cerca de 80% d@s alun@s terminam o curso empregados.

Ouvi aí alguém perguntando se a comida é mesmo boa: é maravilhosa. Fina, comida de restaurante chique com preço de restaurante popular. O executivo com as sugestões do dia (entrada e prato principal) até pouco tempo custava menos de R$ 20,00. À la carte o preço é mais salgadinho, mas mesmo assim é muito barato. Nos meus tempos de advogada ongueira era o lugar onde eu marcava reuniões mais formais para ficar bem na fita e pagar pouco!

E abriram hoje, e vão até sexta as inscrições para novas turmas de alunos. Para se candidatar é necessário ter entre 17 a 20 anos; ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio; ter renda familiar per capita de meio salário mínimo; e ser residente no Município de São Paulo há pelo menos 2 anos. Os interessados devem entrar em contato com a Fundação Jovem Profissional, localizada à Av. Nove de Julho, 398 – Bela Vista (Próximo à estação de metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira). Telefone: 3241.5588.