Outras Cozinhas 41 – Aldeia da Pedra – Bom Retiro

Restaurante Aldeia da Pedra - foto Blog Tô com FomeAldeia da Pedra

Rua Guarani, 374 – Bom Retiro

E depois de apresentar o Tô com fome, tenho que compartilhar aqui o restaurante Korea Pedra que fui há cerca de uma semana a partir de uma dica deles. Uma portinha com cortina de plástico, mais simples impossível. Lá dentro só habituês, a maior parte, famílias coreanas.

Pedimos barriga de porco na pedra, churrasco coreano e costelinha de porco picante. Todos eles já vêm com vários acompanhamentos: arroz, kimchi, ostras e cebolinha verde apimentadas, peixinhos fritos, tofu frito e uma sopinha que me pareceu uma espécie de misoshiru muito apimentada, que foi eleita uma das melhores da noite na opinião da galera.

A barriga de porco era de emocionar, lâminas largas, rosadas, que a gente ia dourando na pedra fumegante lambuzadas na pasta de pimenta que vem junto. A cada naco um gemido. Mas eu surtei mesmo (até cantar de emoção eu cantei) foi com as costelinhas de porco. Eles fazem um corte muito especial em manta, que transforma a carne em uma espécie de bife preso ao osso. São assadas caramelizadas na pimenta, chegam à mesa em um tom entre vermelho e marrom, brilhantes. Derretem na boca e explodem no cérebro. A cada bocada eu era tomada por um misto de morde e assopra: primeiro a pimenta rasgando, esquentando e deixando em estado de alerta total, para então as papilas caírem na doçura reconfortante do caramelo. Chorei!

Minha medida ultimamente para um bom comedor é sair da refeição pensando na próxima visita… e só de escrever este post me deu vontade de ir à pé ao Bom Retiro!