Outras Cozinhas 52 – A Queijaria

59273_333684823401602_571834820_nA Queijaria

Quem me conhece sabe que costumo achar de um tudo nessa cidade. Vivo em busca de portinhas especiais e fornecedores de produtos raros aqui na Pauliceia.

Foi assim que cheguei ao quarteirão de casas do norte no Largo da Concórdia, onde encontro entre outros produtos, as melhores farinhas, tucupi, polvilho artesanal. Ou ainda o Mini Ceasa onde compro jambu e pequi frescos ou mesmo a Feira dos Bolivianos no Pari, onde encontro ajís e as batatas mais raras.

Por conta desta sanha procuradeira, vira e mexe algum amigo me pergunta onde comprar isso ou aquilo… e eu vou anotando todos os meus achados para compartilhar de acordo com a demanda.

Mas algumas coisas eu confesso que nunca encontrei facilmente por aqui: guariroba fresca, galinha caipira e queijo curado de boa qualidade estão entre elas. Ou trago de Goiás e Minas ou fico sem…

Daí que imagina a minha alegria quando abriram a 2 quarteirões de casa, sim, apenas 2 quarteirões, uma queijaria SENSACIONAL, apenas com queijos brasileiros (selecionados a dedo, produzidos em pequena escala por pequenos produtores, em um lindo projeto de sustentabilidade), ideia genial do Fernando Henrique Soares e do Fábio Mesquita D’Aprille.

Confesso que enquanto experimentava as variedades disponíveis quase chorei no ombro da vendedora de tanta emoção. O resultado é que viciei. Como é pertinho de casa estamos experimentando cada um dos tipos disponíveis. Começamos pelos mineiros como não podia deixar de ser, e já levamos pra casa o Serro, o Canastra, Canastra Real e o Campo Redondo – um melhor que o outro!

E pra comemorar tirei da cartola o Bolo de Fubá da Neusa, receita de família que não fazia há mais de 10 anos por falta de um bom queijo, e que logo vou compartilhar por aqui em um post (já está fotografado).

Não menos importante: os preços são super honestos!