Outras Cozinhas 6 – Ristorante Taormina

Ristorante Taormina

Alameda Itu, 251 – Jardim Paulista
São Paulo – SP – Telefone: (11) 3253-6276

Quem me indicou foi o Renato Trebejo, amigo querido que sempre me presenteia com dicas incríveis! E eu me apaixonei à primeira garfada. Aliás, bota paixão nisso. Quando participei da matéria do Jornal da Globo sobre a Babel Gastronômica foi um dos restaurantes que indiquei.

É o restaurante da Dona Helena, uma paulistana que se casou com um siciliano e aprendeu com o marido e a sogra todos os segredos da comida siciliana. E foi além, extrapolou a técnica com doses generosas de amor à comida, um ingrediente delicado, que a gente percebe logo que passa pela porta.

Quando você chega ao Taormina já dá de cara com ela, uma formiguinha trabalhadeira, andando de um lado pro outro, verificando com um sorriso de orelha a orelha se cada um dos seus clientes, os amigos, como ela chama, está feliz!

Dificil é não ser feliz comendo o que ela prepara… É o melhor molho de tomate que já comi na vida. E não é para menos, é feito diariamente. Dona Helena começa o preparo às 5h da manhã, com tomates maduros no ponto perfeito e horas de cocção. Acompanha várias massas da casa.

O restaurante tem uma fórmula muito bacana e honestíssima: entrada, prato, sobremesa e café acompanhado de cannoli – os melhores cannoli ever (ela já foi premiada pelo quitute). Tudo a um preço fixo, se não me engano está por volta de R$ 35,00.

Você apenas escolhe a massa. Eu como sempre o mafioso, canudinhos de macarrão servido com berinjelas fritas no azeite, molho de tomates e manjericão e salpicado de ricota defumada… Não deixe de pedir pão para fazer a “scarpetta” ao final do prato, limpando cada resíduo do molho da Dona Helena.

Dica da dica: não se esqueça de levar um lencinho para enxugar as lágrimas de emoção…