Ovos velhos, ovos frescos!

Além de olhar a data de validade, existem outras maneiras de saber se um ovo está fresco ou velho:

Pela casca

O ovo fresco tem casca porosa e seca, o ovo velho tem casca lisa, fina, brilhante com linhas cinzas.

Pela consistência

Faça o teste, compare um ovo fresco com um ovo guardado há dias na geladeira: Quebre o ovo em um prato, se a clara e a gema estiverem firmes e a gema centralizada o ovo está novo. É impressionante observar a diferença na consistência da clara. A clara do ovo velho se espalha pelo prato, é bem líquida, já a clara do ovo fresco é firme, parece uma gelatina, forma uma bolsa bem firme.

Sacudindo

Caso faça barulho estará velho (devido ao aumento da câmara de ar).

Por imersão

Para saber se um ovo está fresco mergulhe-o em um copo de água, se boiar na superfície está velho, estragado. Se ele parar horizontalmente no fundo do copo está fresco. Se ficar com a ponta pra baixo boiando no fundo não está fresco, mas também não está estragado.

Quanto tempo dura um ovo?

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada.

Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.

16 Comentários

  1. Sabrina Rocha disse:

    Adorei as dicas, eu costumo guardar os ovos na geladeira por meses…

  2. Felipe disse:

    Caramba…., só dez dias, nossa então já comi muito ovo estragado. Rs

  3. Puruka disse:

    Eu tenho o costume de comer ovos de anos atrás.. eles tem um gostinho melhor. Mas agora descobri que é só 10 dias.. deve ser por isso do cheiro depois que como.
    Muito boa a dia!! Obrigadoo!!

  4. Paloma disse:

    Parabéns ao site! nunca tive uma resposta tão detalhada e explicativa como essa.

  5. Isabela disse:

    Nossa! Vou guardar essas dicas com chave de ouro! Obrigada!!

  6. Elias Silva disse:

    Olá Letícia, boa tarde.

    Como pratico exercícios físicos intensos consumo muita clara de ovo. Comprei meia caixa com 180 ovos durou 22 dias. A validade é por 30 dias, segundo o que eu vi descrito na caixa, mas corre o risco de estragar antes?? Mantenho fora da geladeira!

    • Letícia Massula disse:

      Oi Elias,

      Quando falo de ovos velhos x ovos frescos, não estou dizendo que estão impróprios para consumo. E sim que estão com a consistência e outras características alteradas, o que importa (e muito) para alguns preparos, em especial, em confeitaria.

      Para consumir sem risco um ovo, a melhor dica é quebrá-lo em uma xícara, observar o aspecto (se tem sangue, alterou a cor, clara e gemas misturadas etc…), cheirar (o cheiro de ovo podre é terrível), se estiver podre e portanto impróprio para consumo, isto estará muito evidente.

      Aliás, esta é uma dica muito importante para usar ovos: sempre quebrá-los à parte! Imagina quebrar um ovo podre direto na massa de um bolo? Significa recomeçar o trabalho do zero…

      beijocas,

      Letícia

  7. Alessandro disse:

    Caramba, eu ja comi uns ovos brancos com mais 2 anos na geladeira, pra mim isso nem perdia na geladeira, que coisa heim. o que a falta de uma mãe não faz viu rsrs…

  8. Adorei nunca pensei em ovos velhos agora vou prestar mais atencao com as orientacoes recebidas

  9. diego disse:

    Fiz o teste e encontrei 2 estragado na geladeira. Onde é melhor armazenar na geladeira ou fora? meu preferido é ovo caipira obrigado

  10. Luís disse:

    Estas regras valem para qualquer tipo de ovo.
    Ex: patas e ganso?

Deixe seu comentário