Pimentões e abobrinha recheados

Os vegetais recheados são clássico do oriente médio, se chamam dolma. Eu fiz pimentões e abobrinhas e recheei com arroz e carne moída.

Presentes na culinária dos países que integraram o Império Otomano no passado, os “dolma” são vegetais recheados. Originalmente eram recheados com trigo e temperos, podendo ou não levar carne (em geral levava) mas com a chegada do arroz à região (vindo da Ásia), acabou sendo substituído por esse, primeiro nas mesas abastadas e depois se popularizou.

receita

Ingredientes

  • 2 pimentoes
  • 1 abobrinha (escolher uma maiorzinha)
  • 400g de patinho moído
  • 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
  • 1 cebola média + 2 colheres de salsinha + 2 pimentas amassadinhas + pimenta síria e pimenta do reino pro recheio
  • 1/2 cebola picadinha + 4 dentes de alho laminados + 3 colheres de talos de salsinha laminados para o molho
  • 1 xícara de passata de tomate ou uma lata de tomate pelado
  • azeite
  • sal à gosto

Faz assim ó:

Abra os pimentões pelo topo, retire as sementes, formando copinhos. Com a ajuda de uma faca e uma colher pequenas cave a abobrinha retirando a polpa. Reserve a polpa picadinha pra usar no molho.

Sue cebola e talos de salsinha no azeite com uma pitada de sal. Junte alho laminado e também sue. Junte a polpa da abobrinha e refogue com os temperos. Junte tomate bem maduro em cubinhos e/ou tomate pelado. Junte água e deixe ferver. Ajuste o sal.

Vai ficar um molho bem diluído que vai se reduzir a medida que os vegetais cozinharem nele.

Pro recheio, misture carne moída crua com arroz já lavado também cru. Junte cebola picadinha, cheiro verde, pimenta síria e pimenta do reino moídas, sal e pimenta ardida se for do seu gosto.

A proporção de arroz e carne fica a gosto da freguesia, em geral meio a meio. Geralmente usamos o patinho por ser uma carne magra, já fiz com outras carnes mais gordas e o molho fica gorduroso.

Recheie os vegetais com a carne com o cuidado de não apertar muito, lembre-se que o arroz vai crescer durante a cocção, ele precisa de espaço. Se apertar muito o recheio vai ficar duro e em alguns casos o arroz não vai cozinhar direito.

Então, na hora de rechear, solte bem o recheio com a mão, evitando pelotes e vá preenchendo os copinhos de vegetais com pequenas porções, deixando ar.

Retire o molho da panela, transfira pra uma bacia, acomode os vegetais na panela, encaixando todos. Volte com o molho cobrindo tudo.

Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de meia hora. Nesse tempo, se houver necessidade, junte mais água a panela, de preferência quente (deixe uma chaleira com água quente ao lado).

Bom apetite.