Quiabos picantes tostados

Receita de quiabos tostados temperados com sal de pimenta, raspas de limão, redução de shoyu, cebolinha, coentro e amendoim.

Eu faço esses quiabos tostados temperados de muitas maneiras, muitas vezes temperado só com sal, azeite e limão, que já fica uma delícia. Mas desta maneira aí é a minha favorita. além de ser um ótimo acompanhamento pra qualquer comida, eu acho o melhor petisco, sempre sirvo pra ir divertindo os amigos enquanto o almoço não sai.

Essa versão fica boa com ou sem amendoim, e é muito parecida com uma berinjela oriental que também faço e que logo vou publicar aqui.

O segredo é tostar o quiabo em uma frigideira ou chapa sem nada, nem óleo, nem azeite, nem sal. Muitas receitas recomendam pincelar os quiabos com azeite, mas eles ficam mais molengas, puxando pro frito.

Feito assim, ele fica sequinho por fora e suculento no meio, e quando temperamos com azeite e o shoyu ele volta a se hidratar e fica com uma textura deliciosa. Testa ai das duas maneiras e depois me conta qual achou melhor.

receita

Ingredientes

  • Cerca de 20 a 30 quiabos novos, macios (pra ver se está bom, dobre a pontinha se ela se quebrar, o quiabo está novo, se a ponta dobrar sem quebrar é quiabo mais velho, bom pra colocar em cozidos pra engrossar o caldo ou fazer refogadinho).
  • 2 colheres (sopa) de reduçao de shoyu (ferva 3 xic. de shoyu com 1 xic. de açúcar até dar ponto de calda)
  • raspas de 1 limão
  • cebolinha laminada e folhas de coentro à gosto
  • 3 colheres de amendoim torrado moído de forma grosseira (opcional)
  • 1 malagueta macerada com 1/2 colher (café) de sal
  • 1 fio de azeite

Faz assim ó:

Disponha os quiabos inteiros em uma frigideira de fundo grosso, sem azeite, sem nada e toste-os de todos os lados, virando cada um deles.

Disponha os quiabos em uma travessa, polvilhe com a pimenta e as raspas de limão. Regue com a reduçao de shoyu e o azeite. Finalize com a cebolinha e o coentro.

Se for do seu gosto, no topo de tudo disponha o amendoim moído, fica uma delicia de qualquer um dos jeitos.

Se quiser saber mais sobre o quiabo, esse lindo ingredientes que nos foi presenteado pela mãe África, tem post sobre ele aqui.

Bom apetite e se fizer e gostar, passa aqui pra me contar!