Recomendações da Casa – Union Square Green Market – GrowNYC

As Recomendações da Casa hoje são um bocadinho diferentes. É que esta dica aqui é tão bacana que merecia um post inteirinho só para ela.

Eu moraria em NY só para poder frequentar a feira de orgânicos do Union Square. É sensacional.

Às segundas, quartas, sextas e sábados faça sol ou faça chuva, a feira está lá com inúmeros produtos orgânicos provenientes de Nova York e arredores. Melhor lugar para comprar um lanchinho delicioso e saudável para aguentar o dia de bateção de pernas.

Como há um revezamento dos expositores e isso permite que a cada visita você tenha a oportunidade de ver produtos diferentes.

Bacana também é observar a mudança dos produtos de acordo com as estações. Na primavera uma quantidade absurda de brotos em oferta, no verão uma profusão de frutas no ponto perfeito, cheias de sabor.

As carnes também são incríveis. É possível achar de tudo, de coelho a ostras selvagens, cortes especiais, carnes temperadas, embutidos, defumados.

Isso sem falar nas tortas, geléias, chutneys, pães, granolas, massas secas… muita coisa legal para trazer na mala e para presentear pessoas queridas.

E como se não bastasse, há também uma boa oferta de lã, flores frescas e secas, guirlandas, sachês de alfazema e outras coisas lindas para casa. Tudo produzido por perto, tudo com o nome do produtor que na maior parte das vezes é @ car@ que está do outro lado do balcão.

A feira do Union Square faz parte de um projeto maior, chamado GrowNYC, que existe há 40 anos e que promove ações voltadas para a qualidade de vida dos cidadãos. Entre elas, educação ambiental, criação de hortas e jardins urbanos, pontos de reciclagem e inúmeras outras feiras de orgânicos espalhadas por toda a cidade.

O que mais impressiona, além da qualidade e variedade dos produtos, uma verdadeira disneylândia para cozinheiros, é a organização do projeto como um todo.

Tudo e todos estão linkados: dos jovens que recebem educação ambiental, aos voluntários, pequenos produtores e chefs do entorno.

Cada banca da feira traz o nome, endereço e demais informações sobre os produtor.

No site do projeto há uma relação de todos os produtores com link para os sites da maior parte das fazendas, criando assim uma relação direta entre consumidor@s e pequen@s produtor@s.

É possível, desta maneira, rastrear o produto que chega ao nosso prato e saber quem está por traz dele.

Há também uma lista de quais fazendas aceitam visitas, dividida pela localização e com indicação do que é produzido em cada uma delas. Imagina que delícia nas próximas férias, além de visitar NY e seus restaurantes incríveis, conhecer uma fazenda de maçãs ou de mirtilos, framboesas… um luxo, né?

E como a ideia é cobrir todo o percurso feito pelo alimento e envolver todas pessoas que têm a ver com o assunto, o projeto também trabalha com os chefs de cozinha e no site também consta uma lista de quais restaurantes compram dos produtores do projeto (Babbo, Lupa, Prune e Bar Boulud são alguns que constam da lista).

As feiras também funcionam como um local de coleta de lixo orgânico que é distribuído para os produtores e na do Union Square pelo menos, há uma grande oferta de produtos de jardinagem e pequenas jardineiras já produzindo para apartamentos.

Encontrei um minhocário para apartamento que achei muito legal, condomínio de minhocas para se ter em casa!

Temos muitas feiras de orgânicos bacanudas em Sampa, mas eu adoraria ver um projeto assim redondinho e lindo funcionando também por aqui!

Quando for a NY não deixe de dar uma passadinha por uma das feiras de orgânicos do projeto GrowNYC, melhor lugar ever para uma boquinha antes de um cansativo dia de turista!