Sabe o que é? #1- Umbigo ou coração de bananeira

Hoje é dia de estrear categoria nova, a Sabe o que é? com ingredientes pouco convencionais bem explicadinhos pra você.

Pra estrear, um dos queridinhos da culinária mineira, o coração ou umbigo da bananeira. Banana todo mundo gosta e prepara de várias maneiras, as folhas da bananeira a gente também gosta e sempre usa pra fazer papilottes ou pra servir alimentos. Mas o coração, pouca gente usa.

Não sabem o que estão, ou melhor, estavam perdendo!

coracao-ou-umbigo-de-banana-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Depois de preparado, o umbigo se parece com palmito, mas com um bocadinho mais de personalidade, já que tem um amarguinho de fundo parecido com o sabor da guariroba, mas muito mais suave e delicado. Além de ser um ótimo acompanhamento puro, refogadinho ou na salada, é feito também misturado com carnes, em especial de porco ou galinha caipira.

Puro ou com carne é um excelente recheio pra tortas e salgados, brilha muito no recheio do pastel de angu que é a versão mineira do bolinho caipira do Vale do Paraíba.

Pra não errar no preparo, assista a esse vídeo super bacana do Globo Rural, em que a Dona Deusa da Risada mais Gostosa ensina direitinho, ou siga as instruções que seguem.

1- Retire as folhas externas até chegar no miolo claro, parecido com um palmito.

2- Lamine finamente e deixe de molho em água com sal, suco de limão e bicarbonato de sódio, pra que a polpa não escureça, deve ficar clarinha.

3- Cozinhe em água fervendo, trocando a água 3 vezes para eliminar a trava de banana verde.

basta refogar puro ou com carnes, temperar a gosto e usar sem moderação.

Assim como o palmito, é um ingrediente super versátil, vai bem em vários preparos, como a Caponata de umbigo de bananeira que a Neide Rigo fez no Come-se.

Gostou? Então, a próxima bananeira que cruzar por aí, foco no umbigo! ;)