Sabe o que é? #2 – Fruto da pupunha

Dessa palmeira muita gente conhece o palmito ecológico, tem até receita aqui com gosto de infância. Mas o que eu vim falar hoje é de outra parte da Bactris gasipaes (Kunth), o fruto, que farta a população amazônica, mas que o resto do país pouco ouviu falar.

sabe-o-que-e-pupunha-corrigido-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Carnudos, farinhentos e oleosos, os frutos da pupunha têm alta concentração de carotenóides precursores da vitamina A, com propriedades antioxidantes, além de benéficos para visão e para a pele. São super nutritivos e garantem a necessidade calórica diária do povo amazônico, em especial da população mais pobre, que se sustenta na pupunha e no açaí.

E não bastasse ser um alimento super saudável, é delicioso e versátil. Os frutos em geral são consumidos no café da manhã e na merenda da tarde, no lugar do pão, apenas cozidos em água e sal. Quentinhos, com a manteiga derretendo no seu calor, não há quem resista.

O sabor e a consistência remetem à castanha portuguesa, e certa vez fui presenteada com um vidro de doce deles cozidos em calda que era, na minha opinião, melhor que marron glacê (um dos doces que mais gosto), mas nunca mais encontrei em lugar nenhum. Se alguém aí tiver notícia de algo parecido, por favor, me avise!

Do fruto se faz sucos, mousses, sorvetes e se produz uma farinha rica, que deveria estar disponível para venda no país inteiro para uso na panificação, massas, bolos.

sabe-o-que-e-a-pupunheira-palmeira-da-pupunha-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

A pupunheira é uma palmeira nativa dos trópicos, muito cultivada para retirada do palmito que produz de forma sustentável, e não extrativista como o açaí e a juçara. Ela produz o palmito com maior rapidez e com perfilhamento da planta mãe (cada palmeira produz até 15 “filhotes”), o que permite os cortes para a retirada dos palmitos sem necessidade de replantio da área.

E se não bastasse, ela produz ainda esse fruto cheio de “sustança” e que é a cara da Amazônia.