Salada de batatas com maionese de leite e alho

Receita de salada de batatas com maionese de leite com alho, a famosa pasta de alho. E o segredo para não errar na moionese.

Pra acompanhar juntamos pão levain tostado e um delicioso bacalhau assado enlatado.

O bacalhau foi presente que os amigos Rodrigo e Daniel do Portal Gastronomix trouxeram pra gente de Portugal. Casou certinho! 💚

receita

Ingredientes

  • 5 batatas médias
  • 1/2 xicara de leite
  • 1 dente pequeno de alho
  • óleo até dar ponto na moinese
  • raspas de 1 limao
  • pimenta do reino e sal a gosto

A salada faz assim ó:

Cozinhe as batatas com casca pra não ficar aguada. Descasque e corte em cubos. Salpique de leve com sal e pimenta-do-reino.

Bata 1/2 xícara de leite com 1 dente pequeno de alho no mixer ou liquidificador. Vá juntado óleo em fio enquanto bate, até o ponto de maionese. Ajuste o sal. Finalize com raspas de limão, misturando.

Tempere as batatas com a maionese + cheiro verde.
Coma pura com torradas, ou com bacalhau ou sardinha ou atum junto.

O segredo para não errar na maionese:

A maioria das pessoas que não acerta na maionese e vem me contar, incorre no mesmo erro (que eu também já incorri), fazem a maionese com azeite de oliva.

Acontece, que com azeite a maionese não funciona. O azeite tem um molécula de água a mais que o óleo e desanda a maionese. Na Itália eles dizem que a maionese feita com azeite fica louca, “patza”. 😉

Fazendo com o óleo não tem erro, é só começar batendo o leite ou os ovos, depois junta o óleo em fio batendo sem parar. Pode ser no mixer, ou no liquidificador ou na mão se vc estiver na onda de malhar braço!

Bom apetite!