Salada de Saci – Pupunha com mel e pimenta

As Recomendações da Casa serão publicadas amanhã para dar lugar a essa receitinha feita em homenagem ao Saci Pererê, um dos personagens mais conhecidos de nosso folclore.

Assim que aprendi a ler ganhei de meus pais a coleção completa do Sítio do Pica-pau Amarelo, a que devo o meu amor aos livros. Era fascinada por aquele mundo paralelo criado por Monteiro Lobato – o Sítio era o Hogwarts da minha geração. Sonhava com uma temporada naquele universo: escutar as histórias de Dona Benta, comer os bolinhos de Tia Anastácia e me aventurar pelo mundo e pela história com Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde.

Um dos livros que eu mais gostava era O Saci, uma verdadeira aula de ecologia. Nele, Pedrinho acaba passando uma noite na mata em companhia do personagem título, com quem tem um longo diálogo sobre a natureza X civilização. Lá pelas tantas, o menino tem fome e o Saci prepara para ele um palmito temperado com mel, já que não existe sal nas matas…

Gulosa como eu era, fiquei morrendo de vontade de experimentar o tal palmito com mel e a refeição na floresta nunca me saiu da cabeça… E foi pensando nela que um dia tive a idéia de fazer uma saladinha de pupunha temperada com uma emulsão de mel e limão. Muito fácil de fazer, fica perfeita para acompanhar churrasco e que batizei de Salada de Saci e hoje compartilho com vocês em homenagem ao “coisa ruinzinha”, como diria o Tio Barnabé.

Salada de Pupunha com emulsão de mel e limão

 

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de palpito pupunha cru fatiado finamente
  • 1 colher (sopa) pimenta dedo-de-moça sem semente fatiada
  • 1 colher (sopa) de salsinha fatiada
  • 1 colher (sopa) de suco de limão rosa
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
  • sal a gosto

Modo de fazer

Misture o palmito com a salsinha e a pimenta.

Dissolva o mel e o sal no suco de limão rosa. Adicione o azeite em fio misturando sem parar até obter uma emulsão.

Regue a salada com a emulsão. Sirva para companhar carnes e peixes.