Sicilianos – azeite e manteigas compostas com raspas de limão siciliano

Ganhei estas belezuras aí da minha querida amiga Zilda Perotti, vieram direto da fazenda dela. O pé estava tão carregado que os galhos quase se quebraram. Fiquei encantada, adoro limão siciliano, e estes aí, por serem orgânicos estavam super perfumados e saborosos.

Mas era muito limão, e apenas uma limonada não iria rolar… aí fiquei pensando no que podia fazer com eles para ter este gostinho por mais tempo e ainda poder compartilhar com os amigos. Resolvi atacar com manteigas compostas e azeites aromatizados, que além de fazerem a festa dos de casa, renderam o suficiente para distribuir entre os amigos.

Manteiga composta de limão siciliano

1 tablete de manteiga sem sal

Raspas de dois limões sicilianos

Flor de sal à gosto

Filme plástico

Modo de fazer

Deixe a manteiga em temperatura ambiente até ela ficar em ponto de pasta. Acrescente as raspas de limão e a flor de sal, misture bem.


Abra um pedaço de filme plástico e coloque a manteiga no centro, enrole o filme plástico formando um tubinho de manteiga. Leve ao congelador (dura 6 meses congelada).

Para usar, retire o tubinho e vá cortando rodelas de manteiga, ficam uma loucura sobre pupunha assado, torradas e também sobre um bifão bem suculento!

Se quiser mais sabor, acrescente também folhinhas de tomilho.

Azeite aromatizado com limão siciliano

Esta é mais simples: bastas acrescentrar as raspas de limão ao azeite extra virgem.

PS- Não se esqueça de esterilizar o vidro antes de colocar o azeite.