Sopa Pedaçuda

Para aproveitar a chuva e despedir do inverno (que já está nos últimos suspiros), uma receita das antigas, uma das sopas da minha infância, receita da mãe Landa, vizinha da minha avó que adotei como mãe postiça, aliás a família inteira é minha segunda família!

Adorava quando ela fazia esta sopa, que ia de tudo um pouco (batata, mandioquinha, couve, tomate, jiló, cebola, maxixe, abóbora, batata doce, banana da terra, inhame, milho verde…), o que estivesse marcando na geladeira ia parar panela com muito tempero e um pouco de carne (que podia ser frango ou de vaca). O importante é que a sopa fique pedaçuda e você vai escolhendo o que quer comer (depois, se sobrar, fica bem bacana passar pelo processador e então congelar o creme).

O divertido da sopa ficava por conta da banana da terra em pedaços, dá um toque muito especial, principalmente para quem (como eu) gosta de pimenta na sopa, o doce da banana com o ardido da pimenta hummmm… Outra coisa que costumo colocar sempre é milho verde, que corto em rodelas e sempre deixo pro final para comer com as mãos, segurando o sabugo!

A mãe Landa costumava colocar feijão e macarrão, eu já prefiro sem, mas enfim, segue a receita base e o que vai prá panela depende do apetite do freguês!

Sopa pedaçuda (para 6 pessoas)

300 g de carne de sua preferência (frango ou vaca)
1,5 l de caldo de frango ou de carne
2 cebolas pequenas em cubos
4 dentes de alho picadinhos
2 colheres de azeite
2 batatas inglesas cortadas em cubos grandes
1 batata doce cortada em cubos grandes
2 bananas da terra cortadas em rodelas
1 cenoura em rodelas largas
2 mandioquinhas salsa em cubos grandes
1/4 de abóbora cabochá em cubos grandes
1 xuxu em cubos grandes
2 tomates em cubos grandes
1 espiga de milho cortada em rodelas largas
1 folha de louro
3 folhas de couve fatiada
1 porção generosa de cheiro verde picadinho
2 pimentas bode
macarrão ou feijão opcionais

Refogue a cebola e o alho no azeite, junte a carne e doure bem. Junte então o louro, os legumes (comece pelos que demoram mais para cozinhar e vá para os de cozimento mais rápido) e o caldo de frango ou de carne.

Quando todos os legumes estivem cozidos, finalize com o cheiro verde e a pimenta!

As fotos são da ultima sopada que fiz para os amigos!