Tempo de colher, compartilhar e agradecer

making-of-brazil-cookbook-por-gabi-butcher

Depois de muita trabalheira, pouco tempo pros amigos e aqui pro blog, chega a hora de colher, compartilhar e agradecer pelos frutos.

O primeiro fruto dessa história é o Feed, um açougue do produtor que foi inaugurado na semana passada e para o qual fiz a consultoria de gastronomia e estou produzindo o conteúdo do portal. Também é lá que passo a dar expediente e receber amigos e leitores sempre às quartas-feiras, seja para aulas, ou para uma conversa em volta do fogão ou da parrilla em uma cozinha linda, construída à sombra de uma figueira, toda inspirada na Cozinha da Matilde.

Um daqueles presentes que a vida joga no colo da gente e que chegou sintomaticamente pelas mãos de um conterrâneo, mezzo mineiro, mezzo goiano, como eu: o Pedro Merola, que decidiu investir em um sonho até ele virar realidade. Para ele meu primeiro agradecimento, por me chamar pra sonhar esse sonho junto! :)

O segundo estreia neste sábado, depois de amanhã: o programa Brazil CookBook, uma produção da Medialand que gravei para a BBC HD e que será exibido em toda América Latina, aos sábados e domingos, às 20h30. Uma viagem pelos sabores do Brasil em 24 episódios, que eu tenho a honra de apresentar.

1621728_734949479849902_2066180657_n

Isso mesmo, um programa para falar da comida brazuca, nossa comida, a que me faz pulsar, com toda a história e cultura que vem junto com ela, seus rituais.

Como estou me sentindo? Como se fosse titular da seleção brasileira em ano de copa. Feliz até as tampas e, ao mesmo tempo, morrendo de medo da responsa. Coraçãozinho de cozinheira disparado, saindo pela boca!

Todo o mérito da coisa devo a dois amigos: Carla Albuquerque e Beto Ribeiro da Medialand, que chegaram por aqui quando a Cozinha da Matilde ainda engatinhava, logo nos primeiros eventos, quando eu mal havia feito a transição do direito para as panelas. E que depois de acompanharem todo esse percurso, um dia me ligam com o convite para gravar um programa, com uma única recomendação: que eu fosse eu mesma! Quem sabe um dia eu encontre as palavras certas para agradecer aos dois; por enquanto, só a minha mais profunda gratidão.

Ao Gareth Willians da BBC Worldwide Latin America, um apaixonado pelo Brasil, que decidiu apostar no entusiasmo da louca da pimenta! Uhuuuuu!!! ;)

A amiga Ana Franco é outra que vai entrar na lista dos credores de palavras adequadas. Esteve junto (e emocionada) desde o minuto 1. Lado a lado, ombro a ombro. Mais que uma irmã.

Meu Marcelo por aguentar a maratona de filmagens, invasão da nossa casa e a minha maluquice (muitas vezes muito mal humorada) e, apesar disso, continuar firme no propósito de seguir dividindo teto, sonhos e pia do banheiro comigo. <3

E além deles, a lista de gente querida para agradecer é quase discurso do Oscar, mas não posso deixar de fazer. Afinal de contas, um projeto grande assim só é possível com o trabalho de muitas mãos unidas, e nisso eu sou uma privilegiada. Agraciada pelos melhores amigos do mundo, e cercada sempre de super profissionais e gente que faz a diferença, que arregaça as mangas e carrega o piano, o fogão junto!

A cada um deles, meu coração embrulhado pra presente: Fê e Caio, Leo Gonçalves, Daniel, Lucão, Tafuri, Marina, os Guis: Vitarelli e Araújo, Vagner, Yako, Armando, Dulce, Adriana, Rosimar, Richard, Rubinho, Ingrid, Marquinho, Branco, Flávio, Danilo, Leo, Mirella, Mariana, Daniela, Munhoz, Claudia, Zigmas, Camila, Clarinha  e ainda a galera da arte e a galera da edição.

Por fim (falei que seria tipo Oscar, rsrs), os amig@s maravilhos@s que toparam participar como convidad@s do programa e suportaram horas de espera, calor de estúdio, comida fria no prato e ainda sorriram para as câmeras na maior lindeza: Marina e Milo, Célia e Bonjô, Catita, Marcos e o menino Antonio, Iurito e Lars, Célia e Francine, Aletéia e Carol, Vivi e Antonio Ferreira, meu irmão Leo e a Isabel,  Fofa e Lara, André e Ademir, Aru e Olga, Farielo e Rodrigo Miallaret, Flavita e Faby, Guênia e Ana Franco, Catarina, Rafaela e Giovana, Vitor Hugo e Beatriz Aquino, Paula Cinini e Ilana Kaplan, Paula e Tiago Simões, Gabi Butcher, Leo Gonçalves e Jeffis, Lela Pandj e Lu Betenson, Evane e Noemi, Dani Fazio e Adriana Barra, Cristina Padiglione e Keila Jimenez, Renato Rea e Eitan e a Denise Ravache e o Sérgio D’Antino que saíram daqui amarelos de comer buriti!

Em cozinha a gente tem brigada e eu só posso dizer ô, brigada!

Vocês não existem! :)

Bem é isso. São essas as novidades. Espero que você, que sempre passa por aqui, que gosta do que a gente ama fazer, também goste do Brazil CookBook

e que apareça qualquer dia lá no Feed para um café com dedo de prosa!

beijocas,

Letícia