Tortilla de batata palha

Receita de tortilla ou fritada feita com batata palha e ovos.

Resolvi inovar na tortilla de batata e fazer coma batata palha, mesmo porque com as batatas que tenho à mão por aqui, só ficam crocantes se fritas palha ou em laminas finas, tipo chips.

Fiz batata palha dia desses e ah, como adoro! Era comida de receber visita em casa, junto com o rosbife, então sempre evoca boas lembranças quando brilham como ouro crocante depois de prontas. Daí que acendeu a idéia da tortilla com elas.

receita

Ingredientes

  • 3 batatas raladas no ralo grosso
  • 5 ovos
  • óleo para fritas as batatas
  • sal (fiz uma misturinha de sal com pimenta e cogumelo seco)

Faz assim, ó:

Rale a batata no ralador grosso, lave pra tirar o excesso de amido e escorra bem. Frite em óleo abundante e quente, mexendo eventualmente para que fiquem soltinhas e crocantes. Escorra.

Em uma frigideira antiaderente disponha a batata até chegar ao topo e então complete o volume com ovos batidos temperados. Eu temperei meus ovos com um sal que fiz batido com pimenta e cogumelo shitake seco, o que deu um gostinho especial.

Leve ao fogo com chapa ou frigideira sob a frigideira em fogo bem baixo. O segredo da tortilla e cozinhar em fogo baixo pra que o miolo fique cozido e a crosta não se queime. Ela deve apenas ficar dourada.

Eu tampo para cozinhar, quando vejo que a parte de cima esta quase dura, viro a tortilla com a ajuda de uma pequena espátula de silicone e deixo terminar de cozinhar do outro lado.

As dicas mais importantes:

TEM que ser frigideira antiaderente, é difícil virar a danada se não for antiaderente.

Eu uso essas frigideirinhas pequenas porque o volume de ovos é grande, pra essa pequena usei 5 ovos. Essa tortilla ficou na medida para compartilhar entre duas pessoas.

É isso, se fizer me conta. Beijos pra vcs e boa semana.