Vale o Clique 49 – Projeto Couchsurfing – Gabriele Galimberti

Projeto Couchsurfing – Gabriele Galimberti

Leticia-Brazil

Há dois anos atrás, por indicação da minha amiga Valéria Pandjiarjian, participei do projeto Couchsurfing do fotógrafo Gabriele Galimberti.

Ele, um fotógrafo italiano da Revista D do Jornal La Reppublica, viajou pelo mundo durante dois anos, hospedando-se na casa de pessoas cadastradas no site Couchsurfing e que disponibilizavam seu sofá para alguém de passagem pela cidade.

Foi assim que ele conheceu uma passista de escola de samba sueca, um casal nudista da Ucrânia, uma família na Malásia que cria répteis, um aspirante a pastor de Botswana e também foi assim que em Sampa ele ficou aqui em casa, experimentou minha costelinha de porco com melaço de cana e me fotografou em cima do Copan, para mostrar ao mundo o mar de prédios da pauliceia desvairada, com direto a helicóptero de pano de fundo.

Eu adorei participar e poder contar minha história, de como abandonei o direito e a militância feminista para abraçar as panelas. Além disso, ainda ajudei o Galimba em dois outros projetos, um sobre avós cozinheiras (que já falei aqui) e outro sobre crianças e seus brinquedos que ainda vou contar em outro post.

Como minha participação foi no final do projeto, pude olhar toda a viagem do Galimba em perspectiva, conhecer várias histórias e personagens e comprovar de uma vez por todas que a maior riqueza deste mundo e da nossa vida é a diversidade. Como já disse o Kléber Albuquerque: Cabe tudo no mundo! Que alívio!