Confissões – Sopa de mandioquinha com bacon e laranja caramelizada

Confesso que ando bastante relapsa com as panelas (fora dias de eventos)… o telefone tem sido mais acionado que as chamas do meu Dako, companheiro inseparável de batente… sim, tenho pedido mais pizzas e sandubas que meu paladar aguenta… e por conta disso, nestes quase dois anos de cozinha em tempo integral, emagreci vários quilos… mas de vez em quando ainda baixo na Cozinha em plena segunda-feira, para fazer uma comidinha caseira, reconfortante… uma comidinha para compartilhar com meu amor…

E foi justamente em um dias destes que fiz a sopa que segue, que Marcelo foi logo chamando de “a melhor sopa que ele já tomou”… dado o devido desconto aos olhos amorosos e exagerados dele, confesso que também achei a tal sopa boa, tanto que fotografei para postar tão logo fosse possível… o inverno já se foi, mas como sempre volta no ano que vem… e a sopinha revelou-se uma companhia perfeita para dias de aconchego sob as cobertas…

Sopa de mandioquinha com bacon

Tudo começou com um bacon lindo da Hans  que achamos no sacolão: carnudo, rosado, pouca gordura, muito sabor…

Fatiei a maior parte do bacon (aproximadamente 200 g) em lâminas finas e reservei umas duas colheres para cortar em cubos mínimos.

As lâminas eu levei ao fogo com um fio de azeite e deixei fritarem na sua própria gordura até ficarem crocantes e douradas… reservei para depois… aproveitei a frigideira cheia de sabor do bacon e salteei uma cebola fatiada em lâminas finas, com um pouco de suco e raspas de uma laranja, e deixei que a cebola se caramelizasse no suco… reservei com as lâminas de bacon…

Em outra panela salteei os cubos mínimos de bacon em um fio de azeite e ali juntei 1/2 cebola (também em cubos mínimos), para dourar. Juntei a mandioquinha (aproximadamente 1 e 1/2 k) cortada em cubos grandes, dei uma salteada rápida e juntei 1 litro de fundo claro de aves.

Quando a mandioquinha estava cozida passei o mixer para que ficasse um creme. Ajustei o sal. Moí um pouco de pimenta do reino na hora para dar um gostinho… e servi a sopa com as lâminas crocantes de bacon, e a cebola caramelizada… finalizei com cebolinha verde fatiada e como sou louca por pimenta, amassei no fundo do meu prato duas malaguetas. Comi que me lambuzei, foi a pedida certa para aplacar minha fome e confortar minha alma, além de render vários carinhos e beijinhos do meu amor…