Espaguete alho e óleo com nozes e pimenta

espaguete-alho-e-oleo-com-nozes-2-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)-

Enfim… voltamos a postar! E como no começo de ano a pegada ainda tá leve, todo mundo retomando o ritmo, resolvi atacar com uma receita simples, das que brilham muito no curso Comida sem Stress: Espaguete alho e óleo com nozes e pimenta.

Volta de viagem é sempre igual, a gente demora uns dias para colocar a casa em ordem.  Abastecer a despensa sempre fica entre as pendências, mas em geral entra na pauta depois de desfazer as malas, lavar as roupas sujas… ou seja, até conseguir dar um pulo no mercado ou no sacolão, a gente se vira com o que tem na despensa ou apela pro delivery.

Aí que entra a massa ao alho e óleo: um clássico da comida rápida, mais simples impossível, basta suar o alho no azeite e misturar com a massa! E mesmo quando a despensa está vazia, a gente sempre encontra um dente de alho marcando, um pacote de massa e ao menos meia lata de azeite… ou seja, tudo que é necessário para uma generosa porção de espaguete alho e óleo.

A brincadeira aqui é dar uma incrementadinha nesse clássico, acrescentando nozes, pimenta e salsinha. O que já era muito bom vai ficar melhor ainda!

Aliás, fica a dica: sempre tenha alguns frutos secos em casa (nozes, amêndoas, castanha do pará, passas, etc…), eles sempre ajudam a turbinar preparos simples como massas e saladas e têm duração longa na despensa. São uma mão na roda para o dia a dia!

receita

espaguete-alho-e-oleo-com-nozes-e-pimenta-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Ingredientes – 1 porção

  • ¼ de pacote de espaguete
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de alho brunoise (cubos mínimos)
  • 3 colheres (sopa) de nozes laminadas
  • 1 colher (sopa) de pimenta dedo-de-moça fatiada (com semente se vc gosta ardido!).
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • Sal e pimenta do reino à gosto

ingredientes-espaguete-alho-e-oleo-com-nozes-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

 Modo de fazer

Preliminar – cozinhar massa

Para cozinhar uma massa ao dente observe as seguintes dicas:

1- Não é necessário colocar óleo na água do cozimento, coloque apenas sal. O óleo vai impregnar a massa e deixar, em muitos casos, um gosto residual, além de dificultar a absorção do molho.

2- Para que a massa não grude a dica é esperar que água esteja fervendo e utilizar de um garfão para soltar os fios, impedindo que grudem.

3- Cozinhe apenas pelo tempo que está determinado na embalagem da massa, utilize um timer para marcar o tempo.

Passo a passo

Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com sal,

Em uma frigideira antiaderente sue o alho no azeite com uma pitada de sal.

passo-a-passo-espaguete-alho-e-oleo-com-nozes-e-pimentsa-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Acrescente as nozes e salteie para que liberem sabor.

Incorpore a massa delicadamente e uma concha da água do cozimento.

Dica importante (vale para qualquer massa que for fazer): Quando misturar a massa ao molho, sempre acrescente uma concha do líquido do cozimento, que vai fazer com que ela não fique ressecada e ainda ajudar a incorporar o molho.

Ajuste o sal e a pimenta do reino.

Finalize com a salsinha e a pimenta.

Bom apetite!

Gostou? Então fique de olho que logo vou publicar outra variação bacanuda do alho e óleo!

Harmoniza com…

para beber

por
marcelo pedro

Começamos o ano com um clássico aqui de casa e das aulas. Quem não gosta de macarrão ao alho e óleo? Com nozes, pimenta e salsinha fica melhor ainda! Eu cometo um pequeno pecado com este preparo, a Léti que me perdoe, mas gosto de acrescentar queijo parmesão ralado.

E para um prato despretensioso e delicioso do cotidiano, vou sugerir um bom vinho tinto também para o dia a dia. Em geral, opto por vinhos chilenos e argentinos, tintos mais leves, e portanto fujo dos Cabernet Sauvignon chilenos e dos Malbecs argentinos. Carmenère e Merlot são varietais que gosto muito para acompanhar as refeições e são vinhos mais tranquilos, que não irão ofuscar a leveza desta pasta. Outra opção, com preços similares aos argentinos e chilenos, são os tintos portugueses.

Evite os alentejanos e outros portugas mais encorpados. Há boas opções como o Porca de Murça, um vinho do Douro, minha região preferida, muito correto, redondo e pronto para beber, com ótima relação custo/benefício.

Saúde e que venha 2014!


para ouvir

por
marina novaes

No ritmo  preguiçoso, em que a praia e a cachoeira não saem da cabeça, e a casa está de pernas para o ar, combino o espaguete alho e óleo com nozes e pimenta com Royals da Lorde.

Facinha no meu Ipod, já que está entre as 25 mais tocadas, ela foi considerada a segunda melhor musica do ano pela revista Rolling Stone.

Nascida Ella Maria Lani Yelich-O’Connor, se deu o nome artístico de Lorde. É neozelandesa, nasceu em 1996 no mesmo ano que minha “priminha” Maria Rita. E faturou todas as paradas de sucesso.

A canção Royals é minimalista, porém enérgica. E irresistível. Quero ver você não cantar junto I’ll rule, I’ll rule, I’ll rule, I’ll rule…

Um futuro clássico. Assim como a série deste Spaguetti sem Stress.