Frutas com coalhada seca e mel

Receita do episódio Mesa para Receber os Amigos (sem stress) do programa Prato do Dia do Canal TLC da Discovery.

Fui dar uma ajudinha pra fofa da Catarina Albuquerque que adora receber os amigos para tardes jogando video-game! Fizemos uma mesa linda com muita comidinha gostosa e saudável para petiscar.

Diferencial/chamariz da receita – Essa coalhada seca é mesmo o máximo, ela vai em tudo e a gente ainda armazena o que sobra. Aqui com frutas da estação e mel, montada na travessa de vidro em camadas pra turma comer de colherada!

receita

Frutas com coalhada seca e mel

Ingredientes – 6 porções

  • 6 porções (1 xicara cada) de frutas da estação separadas – o que estiver com bom preço pensando em combinações legais: abacaxi, kiwi, morango, uvas, ameixa, figo, melão, laranja – não são necessárias 6 frutas diferentes, pode ser uma combinação menor
  • 6 colheres de mel – pode substituir por calda de frutas ou de vinho
  • 12 iogurtes naturais para fazer coalhada seca
  • Opcional: hortelã e flores comestíveis do jardim para enfeitar – levar beldroega e outras do jardim de casa
  • Opcional 2 – nozes, amêndoas ou castanhas do Pará cortadinhas pra finalizar a travessa

Modo de fazer

Faça a coalhada seca na véspera ou no mesmo dia pela manha: Coloque os iogurtes naturais em um pano de prato limpo e pendure na torneira da pia para pingar ou coloque em uma peneira sobre uma bacia (mais lento).

Corte as frutas em pedaços grandes

Monte na travessa camadas de frutas alternadas com camadas de coalhada seca – finalize com mel, flores, ervas ou castanhas