Garfo & Foco – Fica, vai ter bolo! 10 dicas para o bolo perfeito

Essa sessão de fotos do Garfo & Foco é muito especial. Foi a primeira que eu e Gabi fizemos, há quase um ano. É muito bacana olhar para as fotos e pensar em todo o trabalho que fizemos desde então.

Escolhemos o tema bolo porque é um produto que fica muito bonito fotografado, tem muito movimento durante o passo a passo e casa com um primeiro estilo de produção que nós pensávamos para o nosso trabalho juntas.

A maior parte das fotos foi feita dentro da cozinha,  a partir da luz de tungstênio e um pouco da luz do dia filtrada pelas janelas. Para a produção apostei em cores quentes e potinhos diferentes (cores, formatos, tamanhos) – e por ter sido a nossa primeira sessão Garfo & Foco foi muito instintiva. Outro toque bacana na produção foram as formas que usamos, trabalhadas, e que produziram bolos lindos e que foram destacadas pelo açucar polvilhado.

As fotos finais dos bolos foram feitas ao ar livre e aí a aposta foi em uma mesa de bolo de casa de avó, com forrinhos de crochê coisa e tal, bem no estilo que eu e Gabi gostamos!

Desde a primeira olhada (estamos olhando este material há quase um ano!) eu gostei muito do resultado. Mas hoje faria algumas modificações na produção, proporia outros ângulos, outros objetos, acertaria alguns detalhes. Mas um ano depois, dá uma sensação muito boa perceber como estamos aprendendo e melhorando com este trabalho. Como a cada dia consigo perbceber mais e mais questões técnicas, estéticas, enfim, muito rico todo esse processo.

Na próxima semana postaremos a receita com passo a passo de um dos bolos fotografados, uma receita muito bacana: Bolo Cosmopolitan. Aguardem

Dez dicas para um bolo perfeito

Eu garanto! Se você seguir essas dicas vai ter sempre que quiser um bolo gostoso e fofinho saindo do forno de casa.

Aprendi a fazer bolo com minha mãe, ela sempre foi a boleira da família, se trabalhasse na cozinha com certeza seria patissier. E que bolos ela faz! Depois fui estudar o assunto e percebi que as dicas dela para um bolo perfeito tinham todas uma razão técnica de ser e são elas que passo aqui.

1- Vai começar uma massa de bolo? Acenda o forno, ele precisa estar muito quente. Então, antes de qualquer coisa, pré-aqueça o forno.


2- Tem muita gente que faz bolo sem nenhuma receita e dá certo. Mas isso não é regra. Também não quer dizer que vc não possa fazer sua própria receita de bolo ou alterar uma receita que já usa, mas isso requer todo um estudo de erros e acertos, anotações, repetições, até o resultado desejado.

Mas se você não quer perder todo este tempo para sentir o cheirinho do bolo invadindo a casa, o melhor conselho que posso te dar é seguir a receita ao pé da letra (ingredientes e modo de fazer), vai por mim, é o melhor caminho rumo a um bolo perfeito. Uma vez de posse de uma receita bem recomendada, siga-a!

3- Você já sabe, comida começa pelo pré-preparo! Bolo não é diferente. Abra a receita, leia, separe os ingredientes. Peneire todos os secos que for usar (farinha, acucar, chocolate, fermento…), isso garante leveza ao bolo. 


4-  Atenção nas medidas, não erre na receita:

Caso a receita que vc está seguindo não esteja em peso, use sempre a mesma xícara de medida- Se vc tem um joguinho de medidas use-o (e tem cada um fofo, um dia mostro minha coleção aqui!), ou então escolha uma das xícaras que vc tem em casa e adote-a como sendo sua medida. Mas atenção: xícara é diferente de caneca (uma caneca, via de regra, tem um volume maior que uma xícara).

Para medir ingredientes secos, encha a xícara de medida sem apertar o conteúdo e então nivele com uma faca, isso garante precisão nas quantidades. Em caso de ingredientes pastosos como manteiga, procure encher a medida e, neste caso, dar uma apertadinha para preencher espaços e vãos dentro da medida.

5- Quebre ovos sempre à parte e então junte-os à massa. Esse é um cuidado importante: vai que vc encontra um estragado e quando se dá conta já quebrou ele dentro na tigela onde está batendo o bolo… não quer perder o trabalho até ali, não é mesmo?

6- Bater bem a massa é a alma do negócio! Massa bem batida = massa aerada = bolo leve, fofinho! 

7- Algumas receitas separam os ovos, primeiro usam a gema (em geral batida com açucar) e ao final acrescentam as claras, batidas em neve. Elas levantam o bolo e também ajudam na leveza e fofurice, mas atenção, devem ser incorporadas com delicadeza ao bolo, com uma colher, sem bater na batedeira!

8- Uma pitada de sal, por favor! A função do sal é realçar o sabor dos preparos. Por isso que, em qualquer massa, mesmo as doces como as de bolo, devemos adicionar uma pitada de sal. O bolo vai ficar mais gostoso.

9- Forma deve estar sempre bem untada ou ser antiaderente, vc não quer que o bolo grude e quebre ao meio, não é verdade?

10- Enfim, o forno. Como assar o bolo?

Tem uma regrinha que é batata: leve o bolo ao forno bem quente na potencia máxima até crescer (+ ou – 10 minutos e procure não abrir o forno nesta etapa, tente olhar pelo vidro).

Cresceu – abaixe a potencia do forno – agora é o momento da massa cozinhar por dentro (+ ou – 20 minutos), abra então o forno e espete a massa com um palito longo, para se certificar que não está crua (se o palito sair limpo, está assada). Se você quiser um bolo mais bronzeadinho, deixe mais alguns minutos para ele corar um pouco.


Para saber mais sobre a parte técnica das fotos, acesse DiaPositivo e veja o que a Gabi tem a dizer.