Na Cabeceira 20 – República gastronômica da China

 

República Gastronômica da ChinaRepública gastronômica da China
Jen Lin-Liu – Jorge Zahar Editor

“Suang, tian, ku, la. Azedo, doce, amargo, picante. Em minha vida experimentei todos eles.” Diretora Wang

Esse é um livro especial. Um livro de comida que tem como pano de fundo a história, cultura e política chinesa e como fio condutor a amizade entre duas cozinheiras.

É a história da Jen Lin-Liu, jornalista sino-americana que, após concluir a universidade, parte para China em busca de suas raízes e descobre que a comida é o menor (e melhor) caminho para chegar à alma de um povo.

Quando pintam as primeiras dificuldades de adaptação e de aceitação, ela, que estava ali por conta do desejo de se identificar com alguma coisa chinesa, intuiu: “Se eu não posso me relacionar com as pessoas, pelo menos vou me relacionar com a comida”, e a partir daí mergulha em um novo universo.

Em Beijing, Jen se matricula em uma escola profissionalizante de cozinha e parte para uma série de estágios, desde uma barraca pequena de massas até restaurantes estrelados chineses. Destaque para a descrição precisa dos tipos de massa chinesas, extremamente sofisticados e inusitados como o macarrão em fios que é aberto com as mãos (e que você pode ver ser feito ao vivo aqui em Sampa, no bairro da Liberdade, restaurante Hong He).

Mas o melhor da história, na minha opinião, é a delicada relação entre a jovem Jen e a Diretora Wang, de quem ela toma aulas particulares. A construção do vínculo entre as duas cozinha lentamente, como deve ser em uma boa comida de alma. Me levou às lágrimas.