Na Cabeceira 31 – The art of Charcuterie

The art of Charcuterie – John Kowalski and The Culinary Institute of America

Sexta feira chegou pacote da Amazon aqui em casa cheio de livros lindos e eu aproveitei o tempo nublado para corujar as novas aquisições, entre elas, esse belíssimo livro sobre charcuterie, tema em que há muito quero me aprofundar.

Gosto de todos os livros do Culinary Institue of America, são lindos, didáticos e em sua grande maioria com foco na parte técnica, e não apenas em receitas, exatamente como eu gosto.

The art of charcuterie aborda tudo que a gente precisa saber antes de começar a produção caseira de linguiças, salsichas, salames, terrines, galantines… os equipamentos necessários, ervas, especiarias e carnes utilizadas, as diferentes técnicas de produção de embutidos como a cura, salga e defumação, a produção de terrines, galantines, linguiças e salsichas. E ainda toda a questão sanitária que envolve a conservação de carnes.

Eu não vejo a hora de colocar o assunto em prática, e logo logo prometo um post aqui com minha produção caseira de embutidos!

E para quem gosta do assunto, vale ainda dar uma checada no também excelente Embutidos –  Da Sobrevivência à Gastronomia, de Breno Raigorodsky, lançado há cerca de um ano pela Ed. Senac.